Caspa seca ou oleosa? Como diferenciar e tratar

Saiba diferenciar caspa seca ou oleosa e encontre o tratamento ideal, para equilibrar o seu couro cabeludo e acabar de vez com a caspa

Compartilhar:

Seja sincero: quantas vezes você já percebeu aqueles floquinhos brancos nos ombros? Ou sentiu o couro cabeludo pesado e oleoso, com uma coceira que não passa?

A caspa, é um sinal de que seu couro cabeludo está em desequilíbrio e, antes de qualquer coiasa você precisa saber: a caspa não é uma coisa só.

Existem dois tipos principais: a caspa seca e a caspa oleosa e saber diferenciar uma da outra é o primeiro e mais importante passo para encontrar o tratamento correto e se livrar de vez desse problema.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Como saber se é caspa seca ou oleosa?

A caspa seca é a versão mais clássica. Sabe aqueles pontinhos brancos, finos e soltos, que parecem neve caindo sobre a sua roupa?

Nestes casos, o couro cabeludo costuma estar ressecado, e a coceira é uma companheira constante, mas a oleosidade não é um problema.

Ela pode ser causada por um ressecamento natural, shampoos agressivos ou até mesmo a falta de hidratação adequada.

Já a caspa oleosa se manifesta em flocos maiores, mais espessos e com uma cor amarelada.

Eles não caem com tanta facilidade, porque ficam grudados no cabelo e no couro cabeludo, misturados à oleosidade.

Nesse caso, a raiz do cabelo é visivelmente gordurosa e a coceira vem acompanhada de uma sensação de peso.

Esse tipo de caspa muitas vezes está ligado à dermatite seborreica, que faz com que as glândulas sebáceas trabalhem em excesso.

A caspa seca geralmente vêm acompanhada de sensação de coceira e ressecamento. Já na caspa oleosa, o couro cabeludo tende a ser mais oleoso, podendo até dar uma sensação de cabelo ‘pesado’ ou sujo. Para identificar direitinho, vale observar essas características e também como seu couro cabeludo reage ao toque e à lavagem. Se você percebe bastante oleosidade junto com as escamas, provavelmente é caspa oleosa; se a região estiver ressecada, com descamação fina, é caspa seca”, explica Kézia Simões, treinadora da marca Truss. 

@trusshair

Raiz oleosa e pontas ressecadas? @Giovanna Falcheti te apresenta a solução! ✨ O equilíbrio entre couro cabeludo e fios é possível com a linha Equilibrium Scalp, de TRUSS. Desenvolvida para restaurar o equilíbrio desde a raiz até as pontas, promovendo saúde e leveza aos cabelos. Ela revela todos os benefícios dessa linha completa. Confie no poder do equilíbrio e garanta já! TRUSS, no controle da beleza e da saúde dos seus fios. #EquilibriumScalp

♬ som original – TRUSS

“Ingredientes como o pyrithione de zinco, o cetoconazol e o ácido salicílico são poderosos no combate à caspa, pois ajudam a eliminar os fungos e renovar a pele do couro cabeludo. O extrato de tea tree (melaleuca) também é muito usado por sua ação antimicrobiana natural e calmante. No Equilibrium Scalp, por exemplo, temos uma combinação que trata a caspa, equilibra a oleosidade e acalma o couro, promovendo conforto e saúde para o cabelo”, explica Kézia Simões.
É importante ressaltar que o sucesso do tratamento depende da constância.
Use os produtos de forma regular, conforme as instruções da embalagem, seu dermatologista ou cabeleireiro, para garantir os melhores resultados.