- Por Karina Hollo

Blush por formato de rosto

Você passa o produto como aprendeu no vídeo tutorial da internet? Saiba porque isso pode estar (muito) errado!

Que atire o primeiro pincel aquela que nunca se apaixonou pela maquiagem de certa atriz ou cantora e reproduziu o look exatamente igual usando o blush. Pois a tática pode sair pela culatra e deixar você com aparência desproporcional. Isso porque a celebridade nem sempre tem o mesmo formato de rosto que o seu. A saída? Pode se inspirar sim, mas respeitando a aplicação ideal para o seu caso.

Nosso expert ensina. “A primeira coisa é localizar o centro da sua maçã do rosto. Para isso, dê uma risadinha. A parte que fica mais evidente será seu ponto de referência, depois é só pincelar de acordo.”

Rosto redondo

“Evite aplicar o blush em formato de bolinha, para fugir dos traços com essa forma”, avisa Marcos Costa. Comece com um pincel chanfrado fino, partindo do meio da maçã e subindo em direção às têmporas. O traçado deve ser bem estreito. Linhas finas criarão a ilusão de rosto mais magro.

Rosto oval

É considerado o mais harmônico, portanto mais fácil de brincar. Vale afinar, encurtar, o que você quiser. Mas para acentuar o formato, “o ideal é começar do centro e puxar para baixo da ponta das orelhas”, diz Marcos.

Rosto comprido

A ideia aqui é criar a ilusão de que ele é menos longo. Então comece a aplicação na maçã e crie uma linha mais grossa em direção às têmporas, terminando na direção do meio das orelhas. Isso vai formar uma reta horizontal que vai “cortar” o rosto, fazendo ele parecer menor. E para saber o tom certo para sua pele, clique aqui.

Rosto quadrado

Pode e deve focar em um círculo no centro da maçã – ao contrário do rosto redondo. Já que você tem os traçados bem marcantes, o objetivo é suavizar e o blush concentrado no meio do semblante dá o tom inocente. Só cuidado para não ficar parecendo caipira de festa junina. Bata o pincel no ar para remover um pouco do produto antes de fazer o círculo.

Rosto triangular

Assim como no formato coração, o queixo é bem fino e a região de cima é mais larga. Portanto, trate de afinar a parte superior para balancear os traços. “Parta das maçãs e vá esfumando para cima, em direção aos olhos e têmporas.” Isso vai criar sombras na região e deixar a parte superior do rosto mais estreita.