- Por Livia Valim

Bases da M·A·C: entenda os tons para achar o seu

Que as bases da M·A·C são tudo de melhor nesse mundo, a gente já sabe. Mas com tantas tonalidades, é preciso um help para encontrar a certa.

As bases da M·A·C fazem o maior sucesso entre as loucas por beleza e dá pra entender o motivo: elas existem em diversos acabamentos, graus de cobertura e cores. Difícil não encontrar pelo menos uma que agrade. O problema nessa variedade toda é achar o tom que combina mais com a sua pele. Mas com a nossa ajuda, vai ficar fácil, fácil.

Tá quente ou tá frio?

São dois fatores que você precisa levar em conta na hora da escolha: o subtom da sua pele e a altura de tom dela. Os subtons são divididos da seguinte forma:

C: Cool (frio) – amarelo e  oliva dourado.

NC: Neutral cool (frio neutro) – levemente amarelado.

N: Neutral (neutro) – tom neutro.

NW: Neutral warm (quente neutro) – levemente rosado.

Pra descobrir se a sua pele é quente ou fria, um truque é olhar para a cor das veias do seu antebraço. Se elas tiverem tonalidades de rosa e azul, provavelmente seu tom é frio. Se forem verdes ou amarelas, sua pele é quente.

Outro jeito de descobrir é sabendo quais cores realçam mais sua pele. Se sombras em tons dourados ou alaranjados te deixam com o visual mais destacado, sua cútis é quente. Se, por outro lado, as cores em tons de cinza e azul ficam melhor em você, sua pele deve ser fria. Pois o realce acontece quando se faz o contraste entre os tons.

Geralmente, a base que vai ficar melhor pra você é aquela parecida com o seu subtom, mas isso não é regra. Algumas pessoas preferem neutralizar o amarelado da pele, por exemplo, com uma base rosada. O truque realmente é testar pra ver qual resultado você prefere.

 

Meu número

Depois de encontrado o subtom da sua pele, é hora de achar a altura de tom. E a M·A·C separa de duas maneiras: quando a base é C, N ou W, a numeração é entre 1 e 10 — da mais clara à mais escura. E se for NC ou NW, vai do 15 ao 60 — também da mais clara à mais escura.

Pra achar o seu número, não tem jeito: você tem que aplicar um pouco da base no seu rosto e ver se ela some na sua pele. Testar a base no pulso ou no dorso da mão é furada, porque geralmente seu rosto tem outro tom.

 

Subtons da M·A·C

Veja algumas bases dos diferentes subtons da marca.

C:

NC:

N:

NW: