7 dicas de profissionais para hidratar o cabelo

Não vive sem máscara para os fios? Aprenda quando aplicar, como passar e qual usar para ter resultado máximo!

 

Olho na embalagem

Respeite sempre o rótulo dos seus produtos de tratamento para cabelo. “O fabricante investiu tempo e dinheiro em pesquisa para desenvolver o melhor para os seus fios. Por isso, ninguém como ele para orientar como usar a máscara ou ampôla, qual tempo de pausa e modo de aplicação”, diz o hairstylist Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo.

Molhadinho é melhor

Cabelos levemente úmidos recebem melhor a máscara que os secos demais com a toalha. Motivo: a água ajuda o produto a escorregar pelo fio e também na absorção dos princípios ativos poderosos.

Tem para todo mundo

Na hora de fazer uma hidratação, é importantíssimo distribuir bem o produto pelos fios. “Depois de aplicar a máscara no cabelo, desembarace as madeixas com os dedos e, em seguida, passe um pente para garantir a distribuição. Lembre-se de que os fios ficam mais fragilizados quando estão molhados, então é bom também desembaraçar antes com o cabelo seco”, fala Julio Crepaldi. Além disso, uma rápida massagem mecha a mecha para turbinar a absorção também é bem-vinda.

 

Frequência ideal

Hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana. Se não puder ir ao salão, não tem problema: use uma máscara indicada para o seu tipo de cabelo e faça o tratamento em casa mesmo. O importante é não deixar de hidratar os fios semanalmente.

O tipo certo

Cabelos com mechas precisam de máscaras de reconstrução, que devolvem proteína aos fios, intercaladas com as de hidratação (que vão garantir a maciez). Procure por tecnologia para cabelos descoloridos, porque os fios tendem a oxidar ficando mais ásperos. Já os tingidos devem priorizar o uso de máscara para fios coloridos, que preservam o pigmento dentro da fibra.

Inverno turbinado

No inverno é preciso aumentar a frequência da hidratação para evitar o ressecamento dos fios, para duas vezes por semana. “Além disso, use usar shampoo para cabelos secos mesmo que o seu se encaixe nos normais”, aconselha a cabeleireira Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro.

Enxágue generoso

Resista à tentação de deixar um pouco de produto nos fios. É preciso enxaguar completamente para poder comprovar benefícios como maciez, brilho e até fazer a sua escova durar mais.

- Por Karina Hollo