5 passos para evitar o amarelamento do grisalho

Quer descobrir o que causa o amarelamento do grisalho e como dar boas vindas aos brancos, com saúde e brilho? Explicamos mais sobre os cuidados aqui.

Compartilhar:

Bem vindos, grisalhos! Se por aí os brancos começaram a ser maioria, saiba que alguns cuidados são necessários para evitar o amarelamento do grisalho ou branco. Dos shampoos lilases, às hidratações constantes, veja como manter os fios saudáveis, para um grisalho sofisticado e brilhante, em apenas 5 passos.

1 Cuidado com o acúmulo de resíduos

Os resíduos de metais, encontrados na água e na poluição, podem sim acentuar o amarelamento do grisalho. Moises Goldstein, cabeleireiro e expert, conta que os cabelos brancos são como uma folha nova. “Resíduos de poluição, cobre, cloro e até restos de produtos podem fazer com que os fios brancos tendam ao amarelo. Para reverter, eu indico o uso de um shampoo antirresíduos uma vez na semana, junto com produtos roxos e anti-amareladores. Assim, você mantém os fios branquinhos”.

2 Proteja-se da exposição solar

O cabeleireiro confirma que a exposição solar não muda a cor do cabelo grisalho, já que somente cabelos coloridos têm alteração na cor pelo processo de oxidação dos pigmentos. No entanto, apesar dos raios UV não acentuarem o tom amarelado no branco ou grisalho, eles podem sim ressecar e fragilizar os fios. “Os fios grisalhos já são mais secos, pela falta de melanina, e também mais porosos, podendo ficar ainda mais sem brilho”. Por isso, aposte nos protetores térmicos e nas fórmulas com filtro solar!

3 Evite fontes térmicas em excesso

Outro vilão do ressecamento dos fios é o calor, seja ele na forma de babyliss, chapinha, escova ou água quente. Assim como a exposição solar, “ele não contribui para o amarelamento, mas contribui para o ressecamento excessivo dos fios”, conta Moises. “A indicação aqui, é sempre manter a hidratação em dia, tanto em casa quanto no salão e, a cada 30 dias, passar um tonalizante prata, para devolver brilho à fibra e diminuir o aparecimento de frizz”, sugere.

4 Reponha o que foi perdido

“Com a perda de melanina, muitas vezes, também se perde queratina e ceramidas”, explica Moises. Por isso, é importante ficar atento ao que significa a porção amarela do fio, já que “a parte amarelada, por vezes presente, pode ser a queratina”.

O cabeleireiro explica que, caso as mechas estejam em falta com essa proteína, é necessário repor, mas sempre com cautela para não enrijecer a fibra. “Se a cliente está com falta de queratina, indico o uso de queratina líquida em casa ou em tratamento mais profundo no salão. Não indico o uso constante, pois os fios podem ficar enrijecidos com muita queratina e menos macios”, completa.

5 Mantenha um cronograma capilar

Por fim, o hairstylist recomenda o cronograma capilar – preferencialmente da mesma linha – a fim de retomar a umectação e os nutrientes. “Muitas vezes, os fios grisalhos são deficientes em aminoácidos, ceramidas e água. Então, a hidratação deve ser constante. É também super importante manter a nutrição e o fortalecimento em dia, para um cabelo grisalho com viço, movimento e brilho”, termina.

 

- Por Isabelle Guedes