5 erros mais comuns ao lavar o cabelo

Convidamos o expert Glauco Braga para contar os 5 erros mais comuns ao lavar o cabelo e prometemos: a limpeza dos seus cabelos nunca mais será a mesma!

Compartilhar:

Convidamos o expert e hair stylist, Glauco Braga, para te contar os 5 erros mais comuns ao lavar o cabelo e como corrigi-los, para uma limpeza muito mais eficaz. Aplicar shampoo na extensão das mechas? Torcer o cabelo molhado? Não perca tempo e venha descobrir, de uma vez, como higienizar os fios de maneira certeira.

1 – Esfregar o shampoo na extensão dos fios

Você é do time que passa shampoo pelos fios? Aplicar o shampoo por todo o cabelo, pode estar deixando seus fios quebradiços e opacos. “O foco da higienização é no couro cabeludo, por isso a atenção maior é nesta região. Assim, não é necessário reaplicar o shampoo direto na fibra e nem friccionar os fios”, explica Glauco. 

Mas, então, qual a maneira correta? “A espuma gerada com os movimentos do shampoo no couro, quando percorre os fios durante o enxágue, é suficiente para limpar”, explica o hair stylist.

2 – Massagear o couro cabeludo com as unhas

O couro cabeludo deve ser sempre massageado delicadamente, já que as unhas podem gerar desconforto, descamações e até pequenos cortes. Glauco recomenda: “use as gemas dos dedos, a parte mais fofinha, para higienizar” – e completa com uma  dica relaxante – “o momento do shampoo também pode ser para relaxamento e bem-estar. Faça movimentos em formas circulares, garantindo o ritmo e a efetividade em toda área da cabeça, com uma pressão leve e firme, para mais conforto”.

3 – Aplicar a máscara de tratamento após o condicionador

Talvez um dos erros mais comuns ao lavar o cabelo! Anote a ordem para não esquecer: shampoo, tratamento e condicionador. O hair stylist dá uma explicação: “a aplicação do condicionador é sempre após, quando em uma rotina que pede máscara capilar, a fim de entregar mais emoliência”. 

4 – Torcer os fios para retirar o excesso de água

Os fios podem ser levemente torcidos para remover a água, mas atenção à força aplicada, para evitar possíveis quebras – especialmente em cabelos fragilizados. “A pressão aplicada deve ser suave. A fim de evitar uma pressão elevada, sugiro que sejam feitos vários movimentos  repetidos, ao invés de um único movimento com muita força”, ensina Glauco.

5 – Manter os fios molhados dentro da toalha

“Caso os cabelos sejam longos as chances de permanecerem sob tensão – efeito da toalha – é maior. E, aqui, a depender da estrutura e da condição dos fios, pode ser prejudicial”. Evitar manter os cabelos enrolados na toalha por muito tempo pode ainda reduzir o frizz e facilitar na finalização, especialmente para os cabelos ondulados e cacheados.

- Por Isabelle Guedes