- Por Karina Hollo

4 segredos para um cabelo brilhante

Aprenda a personalizar sua rotina de cuidados com o cabelo de acordo com a necessidade dos fios

No inverno, o cabelo fica ressecado por causa da ausência de umidade no ar. E também por causa dos banhos mais quentes e do maior uso de ferramentas térmicas. Veja quais são as fontes de danos mais agressivas da temporada, como evitá-las e como restaurar a saúde do cabelo com os hábitos e produtos certos.

1. Lave (com o shampoo e o condicionador corretos)

Verdade que lavar é essencial. Mas toda vez que você enxaguar e lavar o cabelo, perde proteínas porque a água desgasta o fio. “A água pode degradar a fibra capilar e fazer com que as moléculas de cor saiam de seu cabelo”, alerta o top colorista Juha Antero. A melhor solução é um shampoo e condicionador que reponham a proteína e a umidade dos fios.

2. Use máscaras regularmente

Não há nada mais revigorante para os fios do que alguns minutos envolvidos em máscara hidratante. Repita o tratamento pelo menos uma vez por semana, se não todo outro dia.

3. Condicione

“Dica profissional: o cabelo molhado se estica e se rompe mais facilmente, então, ao pentear o cabelo molhado, seja mais gentil.” Considere aplicar o condicionador primeiro para ajudar a soltar os emaranhados e comece na parte inferior do cabelo, penteando das extremidades até as raízes.

4. Esqueça o calor (da ferramentas térmicas)

Quando você usa a chapinha ou o babyliss a altas temperaturas para deixar o cabelo supermacio, pode literalmente queimar o cabelo e destruir as fibras que compõem seus fios. Use protetor térmico e diminua a frequência de utilização dessas duas ferramentas, deixando só para datas especiais.