Rotina de cuidados com a pele para iniciantes

Preguiça, falta de tempo... Se essas são suas queixas para não cuidar da pele, calma, dá para começar com o básico sem estresse!

Nunca se falou tanto em rotina de cuidados com a pele, ou para os mais íntimos, rotina de skincare. O que é ótimo, afinal, criar esse “ritual” diário, além de ser importante para a saúde da pele, também é uma forma de autocuidado, já que é um momento que você tira para cuidar de si mesma e se curtir.

Porém, há quem não tenha muita paciência para incluir tantos cosméticos e passos no dia a dia. A boa notícia é que dá para cuidar da pele sem tanto estresse e pressão. A dermatologista e expert Lígia Kogos, explica como. Vem ver!

Apenas comece

Decidiu que quer começar a cuidar da pele? Então comece com o básico. “Mesmo quem já sabe bastante, aprende muito sobre cuidar da pele ano após ano”, conta Lígia Kogos. E com você não será diferente! “Com alguns passos simples no dia a dia, sua pele melhorará e adquira uma homogeneidade”, explica.

Itens essenciais

Segundo a Dra. Lígia, dois produtos que não podem faltar no nécessaire são a loção adstringente, que deve ser passada com a ajuda de um algodão por todo o rosto, e um filtro solar, de preferência, com FPS acima de 30.

Além deles, você pode ter em casa um sabonete em barra ou líquido para o seu tipo de pele, e um hidratante com FPS em torno de 15.

Rotina da noite

É um momento muito importante da rotina de skincare. Comece removendo a maquiagem com óleos ou demaquilantes (veja aqui como encontrar o ideal para a sua pele). Em seguida, lave o rosto com o seu sabonete e, depois, use o adstringente para retirar as impurezas e deixar a pele limpa. Finalize com um sérum, pode ser uma vitamina C ou um ácido suave indicado pela sua dermatologista.

Ai, que preguiça!

Bateu aquela preguiça na hora de fazer a sua rotina? Lembre-se que a limpeza é essencial. “Faça uma promessa de todos os dias limpar o rosto antes de dormir, pois isso evitará que tenha cravos e espinhas. Se quiser usar apenas um produto para essa limpeza, aposte na loção adstringente”, indica Lígia Kogos.

- Por Aline Marchiori