Penteado clean girl pode causar calvície? Entenda os riscos escondidos

Uma tricologista explica porque o penteado clean girl pode causar calvície, e como manter a saúde capilar

Compartilhar:

Quem não ama o visual clean girl? Ótimos aliados para os dias de cabelo sujo e até um bom penteado para a academia, eles são práticos.

Mas, o penteado clean girl pode ser um dos precursores da calvíce, e a maneira e frequência com que ele é feito e removido merece atenção.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Penteado clean girl pode causar calvície?

A gente ama um bom penteado: coque baixo ou rabo de cabelo deixam o dia mais prático. Mas, se você tem puxado e prendido os fios com força todos os dias, pode estar sujeitando o cabelo à alopecia por tração.

O que causa alopecia por tração?

A calvíce por tração acontece pelo estresse constantes dos folículos capilres. “O penteado todo amarradinho, pode gerar alopecia por tração e temos visto muito esse evento na clínica”, fala a tricologista Luciana Passoni.
Puxa, estica e prende todo esse movimento e tensão enfraquece o crescimento da raiz e pode levar à queda ou quebra, deixando entradas na testa ou laterais. Se seu couro cabeludo fica dolorido após passar o dia com um penteado super apertado, isso pode ser um sinal.

A tricologista conta que a ideia é prender o cabelo de maneira leve e não repuxar os fios desde a raiz. “A dica que eu dou é: assentar o cabelo com a cera ou óleo de reparação, para pentear e não deixar a tração agir”.

Como tirar resíduos do couro cabeludo?

Sabemos que, além da tração, uma série de produtos é usada para deixar o cabelo no lugar. Géis, pomadas, sprays dão o efeito alinhado. Mas, se usados com uma frequência e quantidade grandes, podem causar o efeito build-up, ou acúmulo de resíduos, e somar um outro problema: a dermatite seborreica.
A caspa insistente, a vermelhidão e a coceira, podem ser sinais do desequilíbrio na região. A limpeza caprichada, shampoos antirresíduos e lavar os cabelos com frequência são os cuidados redobrados a se ter por aqui.

Por isso, modere no aperto, alterne os penteados e capriche na limpeza do couro cabeludo. Se notar qualquer sinal de alerta, como dor, vermelhidão ou queda excessiva, não hesite em procurar um tricologista.