O que levar no kit de produtos para maternidade?
É gestante e está pesquisando como montar seu kit de produtos para maternidade? Te ajudamos a escolher os essenciais
26/06/2025
A jornada da maternidade é um período de intensas transformações, e cuidar da pele e do corpo se torna ainda mais importante, sempre com foco na segurança da mamãe e do bebê. Ao montar seu kit de produtos para a maternidade, a palavra-chave é segurança.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
O que levar no kit de produtos para maternidade?
Seu kit de produtos para maternidade deve ser prático e funcional, focando nos primeiros dias com o bebê e recuperação pós parto. Alguns dos itens de higiene pessoal da mãe devem ser:
- Hidratante corporal: para continuar prevenindo estrias e auxiliar na recuperação da elasticidade da pele;
- Creme para mamilos: se você for amamentar, um creme à base de lanolina pura ou óleos naturais pode ser um salva-vidas para prevenir rachaduras na região;
- Hidratante labial: para evitar ressecamento;
- Protetor solar facial: para evitar a exposição à luz;
- Shampoo e condicionador suaves: que não irritem o couro cabeludo;
- Desodorante sem alumínio e sem fragrância: para evitar qualquer irritação pela sua pele ou contato com o bebê;

Leve produtos para a higiene durante os dias de recuperação pós-parto
Já para o kit do bebê, os itens devem ser focados nos cuidados iniciais e limpeza do recém-nascido:
- Creme antiassaduras
- Fralda para recém-nascido
- Gel de limpeza para recém nascido
- Hidratante para recém-nascido

Fórmulas suaves e próprias para recém-nascido podem estar na mala do bebê
Quais os cuidados para ter durante a gravidez?
A rotina de beleza na gravidez deve ser simples e eficaz. O dermatologista Amilton Macedo recomenda três principais: beber bastante água, evitar banhos muito quentes e manter uma alimentação saudável.
A hidratação por dentro e por fora é essencial, por isso manter os cuidados com hidratantes suavez e ingerir água – “por isso certifique-se de beber ao menos 2 litros de água por dia”. A água quente, durante os banhos, deve ser evitada. “O uso de buchas podem desidratar a pele do corpo e a desidratação do abdômen pode propocionar o aparecimento de estriar”, diz o médico. Sobre a alimentação, ainda, ele comenta: “o ganho de peso é inevitável nesse período, mas mantenha uma alimentação equilibrada para sua saúde e a do bebê”.
Quais produtos permitidos para gestante?
Durante a gravidez, a pele pode ficar mais sensível e reativa. Opte por produtos hipoalergênicos, dermatologicamente testados e, preferencialmente, sem fragrância, parabenos, ftalatos e álcool. Ingredientes mais propensos à reação, como ureia em alta concentração, cânfora, ácido salicílico e retinoides devem ser evitados, já que são absorvidos pela corrente sanguínea e apresentam riscos.
Priorize produtos com ingredientes naturais e suaves. Hidratantes à base de manteiga de karité, óleo de amêndoas doces, óleo de coco e vitamina E são excelentes para prevenir estrias e manter a pele nutrida. Para limpeza, sabonetes neutros e suaves são os mais indicados. Protetor solar com alto fator de proteção é indispensável, já que a pele da gestante pode ficar mais suscetível a manchas.
Lembre-se que cada gestação é única: por isso, sempre consulte seu médico ou dermatologista antes de introduzir novos produtos na sua rotina.
Onde comprar produtos de beleza para a maternidade?
Você pode encontrar esses produtos em diversas lojas e plataformas: desde farmácias, em seções de dermocosméticos, quanto em lojas de produtos naturais.
Lojas especializadas, como e-commerces, trazem marcas focadas para gestantes e lactantes, como Mustela. Aqui na Beleza na Web, encontra as marcas seguras para mamãe, aplicando os filtros de busca para encontrar produtos “para gestantes”, “sem parabenos”, “hipoalergênicos”, etc.
