- Por Monique Abrantes

Guia do Tratamento

Recupere a saúde e mantenha a vitalidade do cabelo com cuidados que vão desde a parte interna no córtex capilar até a selagem das cutículas que recobrem os fios.

Os tratamentos são indispensáveis para cuidar a fundo da saúde do cabelo e garantir a hidratação, nutrição e reconstrução que ele precisa. As agressões do dia a dia, como a exposição ao sol, uso constante de secador e chapinha e processos químicos, deixam os fios frágeis, quebradiços, com frizz, opacos e ásperos.

Com fórmulas concentradas à base de vitaminas, proteínas, antioxidantes e ácidos graxos, os ativos dos tratamentos penetram nas camadas mais profundas do córtex capilar e restauram as áreas danificadas, retêm a hidratação e garantem que as cutículas dos fios fiquem sempre seladas.

Com qual frequência o tratamento deve ser feito?

Se você sente que seu cabelo está ressecado e sem nutrientes, o ideal é fazer hidratação e nutrição 2 vezes por semana durante 1 mês até o cabelo recuperar a saúde. Após isso, a manutenção indicada é a cada 1 semana.

Já no caso da reconstrução, a frequência deve ser 1 vez por semana por 1 mês para os fios resgatarem a força, principalmente se você sentir os fios frágeis, quebradiços e depois de processos químicos como alisamentos, descolorações e relaxamento. Passada essa fase, mantenha o tratamento 2 vezes por mês até que ele passe a ser mensal.

Também é possível intercalar cada um desses tratamentos. Confira o Guia de Cronograma Capilar e aprenda como fazer.

1 – Preparação

Lave o cabelo com o shampoo da mesma linha do tratamento. Você pode conferir no Guia de Shampoo como tirar maior proveito da lavagem. Em seguida, retire o excesso de água com a toalha de forma delicada, sem esfregar ou torcer as mechas, para não quebrar nem embaraçar os fios.

2 – Aplicação

Se o cosmético escolhido for de pote, use uma espátula para pegá-lo de dentro da embalagem. A quantidade ideal vai de acordo com o comprimento do cabelo e pode variar se ele for mais ou menos encorpado. Confira:

– ½ colher de chá para fios curtos;
– 1 colher de sopa rasa para fios médios;
– 1 colher de sopa cheia para fios longos e volumosos

Coloque o tratamento escolhido na palma das mãos e espalhe o produto entre elas. Distribua uniformemente pelo comprimento a uma distância de 4 a 5 dedos da raiz, com atenção especial às pontas, que são a parte mais fragilizada no cabelo. Use um pente para distribuir uniformemente. Enluve as mechas para potencializar a penetração dos ativos. Se preferir, use um prendedor para segurar o cabelo durante o tempo de pausa.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: nunca pegue o cosmético de dentro da embalagem com as mãos. Isso aumenta as chances de contaminação do produto, o que faz com que sua validade diminua e seu efeito fique reduzido.

3 – Tempo de pausa

Cada tratamento tem um tempo específico para agir no cabelo e isso pode variar bastante de marca para marca. Leia o rótulo e siga tal indicação corretamente. Ultrapassar esse período não garante que o produto aja com mais intensidade, pelo contrário: ele pode deixar os fios pesados.

4 – Enxágue

Remova o tratamento com água morna a fria com calma e por completo. A temperatura amena é importante para conservar o tratamento recém-feito, já que o calor da água quente abre as cutículas e faz com que os fios percam os benefícios repostos.

Não tenha pressa: deixe a água escorrer até que ela saia cristalina e sem bolhas.
Complete com o condicionador para selar as cutículas e garantir a sensação de maciez e brilho extra aos fios. Confira o Guia de Condicionador e veja como aproveitar ao máximo essa etapa de cuidado com o cabelo.