Novidades de dietas e exercícios para emagrecer
Érika Alk fala sobre as novidades de dietas e exercícios para emagrecer - Nossa blogueira fitness listou o que está na moda nas academias e desmistificou tudo o que a gente ouve entre uma série e outra. Você precisa saber!
07/08/2014

Cross… o que?
As tops fazem e exibem curvas de babar. Giovanna Antonelli e Nanda Costa já aderiram, e aí, todo mundo quer o mesmo resultado. Mas o que afinal é Crossfit? “Ele veio para ser mais uma opção de exercício e é uma evolução de algo muito antigo, parecido com o que os homens do Strongman fazem: levantam pneus enormes, empurram carros…”, fala a personal trainer Andressa Barros Silva, da equipe de Érika.
É uma modalidade que usa barras livres e fixas, de altíssima intensidade, de gasto calórico elevado e, por isso, emagrece rápido e deixa tudo durinho. Mas Andressa alerta que não é para qualquer uma: “Recomendo esse tipo de atividade para quem já treina há tempos e tem mais condicionamento físico porque, sem preparo, o risco de lesão é grande. Para você ter uma ideia, é um treinamento comum para policiais, bombeiros.”
Entre os exercícios mais comuns, está a boa e velha corda (mas de modo que dê duas voltas a cada pulo!) e o “salto na caixa”: você salta com os dois pés em cima de um degrau e estende as pernas antes de voltar para o chão.

Ginástica funcional funciona?
Se você julgar pelo corpo longilíneo e sequinho das modelos que são fãs da modalidade, como as divas Claudia Leitte e Sabrina Sato, a resposta é sim, sim, sim! Qual seu segredo? “A ginástica funcional usa o peso do corpo aliado a equipamentos que são fáceis de carregar, como cordas, elásticos e bola, e pode ser facilmente adaptada às necessidades de cada pessoa”, explica Andressa.
Como a atividade é puxada, se você já tiver um histórico de lesões, precisa tomar cuidado porque pode sentir incômodo em várias posições, piorar algum problema, além de não conseguir fazer uma aula bem feita.

Muay Thai deixa o corpo musculoso?
“O Muay Thai está super em alta. Talvez pela moda do MMA (artes marciais mistas, em inglês). Daí a curiosidade: todo mundo quer conhecer. E a mulherada não está se intimidando, não!”, conta Andressa. É um esporte intenso e constante, de alto gasto calórico.
“Não há tempo de descanso. No máximo, uma pausa entre a troca o estímulo: soco e chute, soco e chute.” E se você tem medo de ficar musculosa como os grandes lutadores, Andressa tranquiliza: “Se achar que está ‘crescendo’, é só parar de praticar que logo você perde as medidas que ganhou.” É parte do treino das tops Izabel Goulart, Cintia Dicker e Carol Trentini.

Balé + pilates também é malhação?
Caso você seja da turma que gosta de modalidades beeem femininas, essa é a sua. Além de ter um gasto energético grande, as duas modalidades trabalham flexibilidade e postura, além de isometria muscular. O corpo fica liiindo: alongado e firme, sem músculos exagerados, cheio de graça e leveza.

Tênis com dedinhos vale a pena?
Ele causa curiosidade. Se serve para você? O tênis minimalista pode ser usado em treinos funcionais, em modalidades feitas no tatame (onde não é possível subir de calçado), e até mesmo no Power Plate que a Érika Alk faz – como proporciona contato e aderência extras, dá para sentir melhor a vibração do Power Plate no corpo. Antes de comprar, é bom ouvir as recomendações de um médico ortopedista. Há riscos de lesões se a articulação não estiver preparada, já que o amortecimento na pisada é zero.

Vestir ou não vestir a bermuda anti-celulite?
A Invel Actiive Shorts é uma bermuda que auxilia no combate à celulite. Ela pode ser usada diariamente, no trabalho, na academia e até dormindo. Além de valorizar a silhueta, conta com o mineral MIG3 que, ao entrar em contato com o calor do corpo, promove a bioestimulação, produz óxido nítrico e melhora a circulação sanguínea.
Se você vestir 8 horas por dia, em dois meses, vai ver que alguns furinhos que estavam aqui e ali já não estão mais. “A celulite aparece por acúmulo de gordura e sódio. Por isso, para acabar com ela, é preciso também mudar a alimentação, diminuindo o consumo de frituras e de sal. A bermuda pode ser uma aliada, otimizando os resultados.”

A nova dieta da proteína é melhor?
Não. Ela continua se resumindo ao consumo excessivo de proteína e à restrição de carboidratos e outros nutrientes importantes, como vitaminas e minerais. A perda de peso ocorre devido à restrição dos carbos (que dão energia para o corpo). Assim, o organismo usa a gordura e a musculatura como combustível.
“Com o tempo, pode causar disfunção hepática, renal e cerebral, incapacitar o condicionamento físico, interferir negativamente na produção de neurotransmissores que modulam o humor e o foco”, explica a nutricionista funcional Francesca Holanda.
E tem mais: “Por estar ‘queimando energia errada’, ácidos graxos em vez de glicose, o corpo pode reagir deixando você com mau hálito”, alerta Francesca.

Shake vale substitui um almoço?
Eles são práticos e muito atraentes mas não podem substituir uma refeição. “Para o organismo funcionar corretamente, é necessário que haja a mastigação.
Os shakes atrofiam todo o trato digestivo, impossibilitando o corpo de absorver nutrientes essenciais para um bom funcionamento metabólico”, fala Francesca. No começo, eles até emagrecem, mas também podem deixar você desnutrida.

Ignorar o jantar ajuda a perder peso?
Essa atitude continua na moda e a resposta continua sendo não. É fundamental fazer todas as refeições do dia. Tirando o jantar da rotina, pode acontecer uma alteração no hormônio vinculado ao stress, o que pode ser um gatilho à compulsão por carboidratos refinados (pães, massa, biscoitos, arroz branco e lanches industrializados ricos em açúcar).
“Com isso, aumenta vontade de carbos de má qualidade, no intuito de manter os níveis de açúcar no sangue – o que gera um bem-estar momentâneo, mas resulta em um fatal ganho de peso”, aponta Francesca. Para emagrecer, o corpo precisa estar bem nutrido.
“À noite, o ideal é alimentar-se com carboidratos complexos ricos em fibras, pois têm uma liberação lenta de glicose no sangue. Eles são fonte de energia cerebral, melhoram a qualidade o sono e trazem benefícios às funções hormonais”, fala Francesca. Vá de arroz integral, mandioquinha, batata doce, verduras cozidas.