- Por Karina Hollo

Diagnóstico das unhas

Elas não existem só para serem esmaltadas: também indicam quando algo está errado no corpo

O aspecto das unhas pode indicar desde doenças até falta de vitaminas. “Unhas quebradiças e com manchas brancas podem representar desde alergia a serem indícios de problemas relacionados à carência de ferro, ácido fólico e vitamina B12″, explica a dermatologista Valéria Marcondes. Por isso, é sempre bom observar se elas estão fortes, transparentes e lisas – ou seja, saudáveis.

De olho nas mudanças

“Unhas alargadas, curvadas para baixo e com coloração arroxeada podem ser sinal, por exemplo, de doenças cardíacas e problemas que afetam a circulação, como asma e bronquite.” Já as amareladas, grossas e com dificuldade de crescer podem ser sinal de doença pulmonar ou artrite reumatoide. Descolamento, coloração preto esverdeada e inchaço podem ser resultados de uma infecção bacteriana.

Cuidados extras

Alimentação saudável, rica em proteínas, é o primeiro passo para unhas saudáveis. Tomar de 2 a 3 litros de água e fazer uso de hidratantes específicos, além de evitar a exposição prolongada à detergentes, também. “O ideal é que você evite retirar completamente as cutículas. Elas impedem a passagem de água e outras substâncias nocivas para dentro da matriz da unha”, destaca a dermatologista.