Dermatite atópica: como cuidar?

Se você sofre com a dermatite atópica, saiba que é possível amenizá-la tomando alguns cuidados. O dermatologista Amilton Macedo, revela quais são eles!

Com o verão indo embora, as pessoas com dermatite atópica ficam atentas, afinal, é em épocas de temperaturas mais frias que os sintomas se agravam. A pele resseca, fica avermelhada, há coceira intensa, entre outros.

A boa notícia é que é possível aliviar os sintomas da dermatite atópica. O dermatologista e expert, Amilton Macedo, revela como!

O que é a dermatite atópica?

“É uma alergia que dá na pele, não é uma doença contagiosa, ou seja, ela não é transmitida através do contato físico”, explica Amilton.

Segundo o expert, ela atinge 7% da população adulta e 25% das crianças no país, se agravando durante o inverno, quando as temperaturas caem. “A principal característica dessa alergia é a ausência da barreira de proteção da pele, causando desidratação no corpo, deixando-a mais ressecada e com lesões avermelhadas”, completa o dermatologista.

 

Será que eu tenho?

Os sintomas são ressecamento da pele e erupções e crostas que podem coçar, principalmente, no rosto, couro cabeludo e pescoço.“Quando as manchas ocupam boa parte do corpo, o paciente pode apresentar estresse, problemas de insônia e até depressão, considerando que é uma doença que afeta o aspecto físico do paciente”, conta o expert.

Vale lembrar que o diagnóstico deve ser feito pelo médico dermatologista, que realiza uma análise da pele ou exame de raspagem para detectar a alergia.

A dermatite tem relação com a genética e com o tipo de pele que a pessoa tem. Quem tem a pele ressecada está mais propensa a desenvolver a doença.

Como cuidar?

As pessoas diagnosticadas com dermatite devem evitar cremes e hidratantes com muita química, como cheiro e corantes. Banhos longos e quentes também devem ser evitados.

“O mais indicado é usar loções ou cremes hidratantes com composições naturais e que não vão agredir a pele. É recomendado aplicar duas vezes ao dia. A vaselina também pode ser usada para hidratação da pele”, indica Amilton. No banho, prefira sabonetes sintéticos e suaves, como os para bebês.

Lembre-se também de manter uma vida saudável, hidratando a pele diariamente, tendo uma alimentação balanceada, com muita fruta, legumes e verduras, e muita água. O segredo está em evitar o ressecamento, então a água é fundamental.

- Por Aline Marchiori