Conheça a diferença entre J-Beauty e K-Beauty

O skincare asiático está com tudo, mas você sabe a diferença entre J-Beauty e K-Beauty? Nós contamos para você escolher o seu favorito!

 

 

No universo da beleza, as coreanas e as japonesas são conhecidas por terem um cuidado precioso com a pele. Assim, é claro que boa parte delas aposta no skincare completíssimo! A indústria cosmética nesses países asiáticos é tão forte que seus produtos e rituais ficaram globalmente conhecidos como J-Beauty, de “Japanese beauty” para o que vem do Japão e K-Beauty para “Korean beauty” da Coreia. E, para te ajudar a entender a diferença entre J-Beauty e K-Beauty, conversamos com a expert e dermatologista, Denise Lage, que explicou com detalhes a rotina de beleza das asiáticas. Vem com a gente!

Double cleansing

Embora exista diferença entre J-Beauty e K-Beauty, a limpeza da pele é consenso das duas rotinas de skincare. “Uma boa preparação da pele para todos os cuidados que virão é a limpeza. Tanto a japonesa quanto a coreana acreditam que a pele precisa estar devidamente higienizada para receber os próximos passos de cuidado”, explica a expert.

E, para isso, ambas recomendam o double cleansing. “Fazer uma dupla limpeza, a chamada double cleansing, é fundamental. Primeiro, utiliza-se o óleo de limpeza, que deve ser diferente do demaquilante a base de óleo. Depois, fazemos a segunda limpeza com ajuda de um sabonete leve, específico para cada tipo pele”, indica Denise.

K-Beauty, skincare das coreanas

As coreanas prezam por uma rotina mais demorada, utilizando produtos específicos para cada passo a passo. “O autocuidado com a pele das coreanas podem checar a ter de 9 a 15 passos”, explica a expert.

 

Limpeza dupla

Utilizam duas etapas, sendo a primeira com óleo de limpeza e, a segunda, com o sabonete específico para o tipo de pele

 

Tônico facial

Ideal para normalizar o pH da pele, além de eliminar resíduos que o sabonete não conseguiu remover.

 

Essência

As coreanas acreditam que as essências vão ajudar na fixação dos produtos nos próximos passos. “É como um sérum bem leve e nada oleoso, praticamente líquido, que equilibra a pele e melhora a ação do tratamento aplicado depois. É mais difícil de encontrar por aqui, mas para substituir, você pode escolher um sérum fluido e hidratante”, indica a expert.

 

Emulsão

O produto acalma a pele e possui alto poder de hidratação. “É possível encontrar produtos com variedade de ingredientes de acordo com o seu tipo de pele”, ressalta Denise.

 

Sérum

De textura leve e fluida, os séruns agem como hidratante, clareador e até anti-age. “É possível encontrar vários produtos com ações diferenciadas. A dica é apostar na opção que vai atender as necessidades da sua pele”, alerta a dermatologista.

 

Máscara facial

As coreanas adoram usar máscaras com extratos naturais – chá-verde, lavanda, camomila. “A máscara deve ser aplicada por alguns minutos. Depois, retire e faça pequenos movimentos circulares para ter melhor absorção dos ingredientes na sua pele”, explica Denise.

 

Creme para os olhos

A pele em torno dos olhos é muito delicada e, por isso, necessita de um cuidado especial. “Esses produtos oferecem uma hidratação leve e intensiva, suavizando as linhas de expressão, além de melhorar a elasticidade”, indica a dermatologista.

Denise indica aplicar o creme para os olhos abaixo da linha d´água, começando pela parte interna dos olhos em direção as laterais do rosto.

 

Hidratante

A dermatologista comenta que a “hidratação é a etapa chave em toda a rotina. Os coreanos adoram utilizar produtos com extratos botânicos e óleos essenciais”.

Para quem quer apostar nesse estilo de cuidado, a dica é fazer um mix de óleos, como o melaleuca, que ajuda a controlar a oleosidade da pele e o óleo de camomila que tem alto poder calmante”.

 

Protetor solar

Indispensável em qualquer skincare, o protetor solar, além de proteger a sua pele contra os raios do sol, também é uma poderosa ferramenta contra o envelhecimento, já que os radicais livres na radiação UV podem danificar os níveis de colágeno da pele, causando rugas e flacidez.

 

J-Beauty, skincare das japonesas

As japonesas são mais práticas durante o cuidado com a pele, no entanto, utilizam extratos que potencializam o skincare. Denise comenta que, “esse estilo combina mais com as brasileiras que precisam otimizar o tempo. O que considero bem bacana é que elas não dispensam o uso das máscaras faciais que vão tratar especificamente o que elas desejam, seja oleosidade da pele, manchas, rugas, entre outros”.

 

Limpeza dupla

Com um algodão, aplique o óleo de limpeza ou demaquilante para remover as impurezas da pele e maquiagem. É nesta etapa que você vai ajudar na desobstrução dos poros, removendo as impurezas sem esfoliar.

 

Loção hidratante

Denise explica que essa etapa deve ser feita, inclusive, para quem tem pele oleosa, já que “os produtos são adaptados especialmente para cada tipo de pele e podem funcionar como reguladores da produção da oleosidade. Esses produtos liberam a umidade onde é mais necessária, mantendo os poros com produção controlada”.

 

Máscara facial

Com variedade grande de ingredientes e produtos, você deve eleger a que vai te ajudar no tratamento que deseja: manchas na pele, redução de oleosidade, secagem de acnes, entre outros.

 

Protetor solar

“As japonesas não dispensam o uso do filtro solar, independente do tipo de pele. É um hábito que devemos ter desde os 20 anos de idade para proteger a nossa pele, trazendo ainda mais saúde e cuidado”, alerta a dermatologista.

Sabemos que nossa rotina tem ficado cada vez mais intensa, mas é superimportante acostumar sua pele com cuidados específicos. “Independente do tipo de skincare que você faça, é crucial ter esse momento para você, que, além de oferecer inúmeros benefícios para a sua pele, vai trazer mais bem-estar e sensação de autocuidado”, sugere a expert.

 

 

- Por Carol Gabriel