Como a temperatura da água afeta o seu cabelo
O seu banho é quente, morno ou frio? Saiba como a temperatura da água pode afetar o seu cabelo e qual é a melhor opção para ele
16/06/2025
Você já parou para pensar que a temperatura da água do seu banho pode estar afetando a saúde dos seus cabelos? Se você é fã de um banho bem quente, especialmente nos dias frios, vale o alerta: essa escolha pode estar danificando o seu cabelo mais do que imagina.
Para te explicar melhor sobre isso, conversamos com o expert e hair stylist Ricardo Rodrigues, que explicou como cada temperatura da água impacta a saúde dos cabelos. Quer saber mais sobre? Continue aqui!
Qual a melhor temperatura de água para lavar o cabelo?
Água quente
Sabemos que um banho quente é uma delícia, principalmente no frio, mas, além disso, ele também pode ser o vilão dos seus fios.
Segundo Ricardo, a água quente acelera o desbotamento da cor, resseca os fios e ainda atrapalha a definição dos cachos. Assim, o problema é ainda maior para cabelos cacheados, tingidos ou que já estão fragilizados.
“Essa temperatura promove o desbotamento acelerado da cor e dificulta a definição dos cachos”, explica o especialista.

A água quente é a menos indicada para lavar os fios
Água morna
A água morna, por sua vez, é considerada o meio-termo. Embora não seja a ideal, pode ser uma boa alternativa para quem não consegue abrir mão daquele banho mais quentinho.
“Ela facilita a remoção da oleosidade e da sujeira dos fios, além de abrir as cutículas para absorver melhor o shampoo e o condicionador”, afirma Ricardo.
Mas atenção: tanto a água morna quanto a quente podem deixar o couro cabeludo mais vulnerável ao aparecimento de fungos, se usadas em excesso.
Veja Mais
Água fria
Apesar de não ser a mais confortável, a água fria é a mais benéfica para os cabelos, ajudando a manter os fios selados, brilhosos e resistentes.
“O contato do cabelo com a água fria causa vasoconstrição, ou seja, fecha a cutícula capilar. Isso resulta em fios menos porosos e mais brilhantes”, garante o hair stylist.
Dessa forma, Ricardo explica que o uso da água fria é especialmente indicado para quem tem cabelo ressecado, quebradiço, com química ou que utiliza fontes de calor, como secador e chapinha, com frequência.
Qual a melhor maneira de secar o cabelo?
Após lavar os fios na temperatura certa, também é importante manter uma rotina de cuidados.
O expert, inclusive, recomenda secar bem os cabelos com a toalha para reduzir o tempo de uso do secador, além de aplicar protetor térmico sempre que for usar alguma fonte de calor nos fios.
