Ácido Hialurônico: para que serve

Hidrata, promove efeito radiante, suaviza rugas e combate a flacidez. Quer mais? Leia a matéria completa!

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e encontrada na composição da pele, mas da mesma forma que o colágeno, sua concentração diminui por conta do processo de envelhecimento. Assim, ele deve ser reposto em formato de tratamento. Seja na formulação de diversos dermocosméticos ou como preenchimento injetável, o ativo consegue atrair moléculas de água para manter a pele com viço, hidratada e preenchida, além de ser responsável pela reparação e regeneração dos tecidos.

Beleza express

De acordo com a dermatologista Apolônia Sales, uma pele rica em ácido hialurônico é lisa, elástica e uniforme. “Isso acontece porque ele faz uma sustentação preenchendo o tecido, regulando a quantidade de água e prevenindo o envelhecimento”, conta.

Mesmo ativo, diferentes funções

Presente em cosméticos e em preenchedores injetáveis, a substância tem resultados diversos. “O injetável tem efeito imediato. É um gel composto de ácido hialurônico que reduz a profundidade das rugas, repõe a perda de volume, preenche os espaços e hidrata a região”, completa. Já o encontrado em cremes, melhora o aspecto e textura da pele, promove luminosidade, glow natural e suaviza as linhas finas.

Idade certa

Como se trata de um composto naturalmente produzido pelo nosso organismo, não existe contraindicação de uso, nem faixa etária específica. “Depende muito das necessidades de cada paciente e de quando a pele começa a apresentar os sinais de envelhecimento e perda desta substância”, explica a dermatologista. Por isso, antes de iniciar o tratamento, é importante consultar um especialista para fazer uma avaliação assertiva para as suas necessidades.

- Por Camila Miranda