- Por Karina Hollo

5 atitudes para evitar a queda de cabelo

Os cabelos podem cair por várias razões. Descubra quais e previna

Antes de arrancar os cabelos – ops! – saiba que a preocupação com a queda de cabelo deve ser um alerta se os fios se desprendem espontaneamente, em número igual ou maior que 100.

“Vale ligar o sinal de alerta também se ocorre uma perda de densidade, se o volume capilar diminuir acentuadamente ou a queda persistir por tempo acima de 60 dias ou ainda se aparecerem falhas”, fala a dermatologista Valéria Marcondes.

1 Tomar banho de água quente

“Evite água superquente quando enxaguar o cabelo, pois o calor abre a cutícula e retira os óleos naturais, deixando o fio seco e quebradiço”, diz Valéria. Além disso, há o risco de desenvolver caspa e piorar o resultado dos tratamentos de crescimento capilar. Use sempre água morna ou fria.

2 Secar o cabelo com temperatura muito alta

Essa não é a opção mais segura para fios frágeis. “Além de usar uma definição de calor mais baixa em seu secador, e certifique-se de manter o bocal a uma distância de 30 centímetros do seu cabelo. Opte também por produtos que ofereçam proteção térmica”, sugere a médica.

3 Fazer rabos de cavalo

Prender o cabelo demais não é bacana. “Evite rabos de cavalo, pois a tensão vai acabar quebrando o cabelo”, diz a dermatologista. O melhor é evitar, principalmente, os prendedores de silicone os de borracha. Uma alternativa melhor é usar os “hashis” de madeira ou plástico.

4 Usar produtos com álcool

“Eles secam o cabelo e acabam fazendo com que o fio fique ‘craquelado’ e quebradiço”, diz ela. Ao comprar um produto, observe a lista de ingredientes e evite os que o álcool está entre os primeiros – em maior concentração.

5 Dormir com o cabelo molhado

Os fios úmidos ficam frágeis e quebram mais em contato com o travesseiro. “Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar”, explica a dermatologista.