- Por Gui Takahashi

Como dar volume ao cabelo liso

As mulheres com fios retos muitas vezes querem looks com mais movimento e emoção, para isso, é preciso usar os produtos certos!

Liso e SOLTO

Ninguém quer ter cabelo minguado e sem movimento, certo? Um volumador acaba com esse drama. Ele pode trazer, por exemplo, proteínas de trigo que dão sensação de fios encorpados. Evandro Ângelo, top hair stylist, diz: “Se o seu cabelo é de fino a médio, as espumas que dão volume são uma boa pedida. Agora, se for extremamente fino, um volumizador em spray ou pó de volume trazem resultado melhor por serem mais leves”.
Se você não sabe usar nenhum deles, não esquenta! O cabeleireiro ensina: “Distribua a espuma com as mãos sobre os fios úmidos, mantendo uma distância de um dedo da raiz para não acumular oleosidade no couro cabeludo. Em seguida, penteie para distribuir bem o produto. Para o spray, levante mechas já secas e borrife mantendo uma distância de 15 a 20 centímetros delas para que o jato não molhe o cabelo. O pó deve ser salpicado no cabelo seco também, próximo à raiz e massageando levemente com as pontas dos dedos”.

Cheio de atitude

Para um ar mais descolado e bagunçadinho, existem produtos que podem ajudar – e muito! “Pomadas são uma boa opção. Só é bom lembrar que, para não comprometer o volume, melhor procurar fórmulas menos oleosas, de toque mais seco.

Na hora de usar, passe nos fios secos e somente do comprimento às pontas, para não pesar na raiz ou haver acúmulo de oleosidade”, fala o expert. Caso seu cabelo já seja mais encorpado, os sprays estilo praia também ajudam a dar textura com uma pegada bem moderna, de acabamento mais matte e com cara de quem acabou de pegar onda.

No balanço das ondas

Para dar mais balanço e driblar o visual de fios chapados, babyliss é um item indispensável. Na hora de escolher o seu, Evandro dá a dica: “O ideal é aquele que corresponda à largura da onda que você quer. Mas, de forma geral, para um resultado mais natural, recomendo um mais largo para quem tem o cabelo longo e um mais fino para o de comprimento médio”.

Na hora de usá-lo, para ter ondas naturais e duradouras, a indicação de pro é separar mechas de 3 dedos de largura, prendendo no modelador térmico por oito a dez segundos. Outra orientação preciosa: torcer as mechas para enrolar, evitando as pontas. Assim, você terá um efeito mais ondulado, com naturalidade e menos cacheado e marcado.

Look polido

Depois do babyliss que deixou seus fios com ondas pra lá de sexy, uma boa pedida para finalizar é o spray fixador. Ângelo diz: “Além de fixar e aumentar a durabilidade do penteado, ele também serve para combater o frizz. Um leave-in defrizante, por exemplo, pode tirar o volume conquistado, enquanto umas borrifadas do spray não vão pesar”.

O expert lembra que nessa etapa final, usar uma pomada também vale. Ela vai garantir um visual menos polido e certinho do que o spray.

Volume que dura

Se você precisar de uma ajuda extra para manter o volume, aposte nos shampoos a seco. “Eles são ótimos, mas nunca use para limpar o cabelo, só pra retocar no dia seguinte porque apenas absorvem o excesso de oleosidade. E é ao absorver o óleo que os fios ficam soltos, leves e volumosos. Porém, é importante que cada produto faça seu papel, o shampoo seco não substitui um volumizador”, afirma o cabeleireiro.

O jeito de usar é borrifando na raiz, a uma distância de 20 a 30 centímetros dos fios para, em seguida, pentear com os dedos.