Luz azul: por que se proteger dela?
Em tempos de home office, muito tem se falado da luz azul, mas, afinal, o que é ela e por que precisamos nos proteger? Amilton Macedo explica!
14/05/2020
Nesse período de quarentena e home office, pode ser que você não esteja tomando sol, mas tem recebido radiações de luz azul por toda a parte. Seja no celular, tablet, computador, etc. E, acredite, a longo prazo, a exposição a luz azul pode causar rugas, manchas e até flacidez na sua pele. Viu só como é mais do necessário se proteger contra ela?
Para ajudá-la a se proteger da maneira certa, conversamos com o dermatologista e expert, Amilton Macedo, que explicou tudo sobre a luz azul. Vem ver!
Mas o que é a luz azul?
A luz azul é a visível em telas, como em celulares, tablets e computadores. Esse tipo de luz é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
“Ao ser exposta a essa luz acontece um processo chamado poluição eletromagnética, pois a luz desses aparelhos aumenta a liberação de radicais livres no organismo e danificam as células saudáveis do rosto.”, explica Amilton.
Efeito indesejados
Segundo Amilton, ao se expor diariamente a luz azul sem proteção, você permite que ela atinja a derme e interfira diretamente sobre o colágeno, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
“Essas luzes são mais prejudiciais e afetam, principalmente, pessoas com uma pele sensível, mais claras e com melasma”, alerta o dermatologista.
Outro grande problema que essa luz traz são rugas no pescoço, por conta da posição, abaixando a cabeça para usar tablets e celulares.
Como se proteger?
O melhor aliado contra a luz azul é o protetor solar e o cuidado diário da pele. “Ele ajuda não só a reverter danos causados pela luz solar, como também pela luz emitida pelos aparelhos eletrônicos”, conta o expert.
É por isso que é tão importante, mesmo em casa, usar protetor solar diariamente. “Escolha uma proteção adequada para o seu tipo de pele e aplique pela manhã, após lavar o rosto, e retoque quando sentir necessidade. Não se esqueça do pescoço! O adequado é aplicar, pelo menos, duas vezes ao dia”, indica o expert.
Lembre-se que quanto mais alto o fator do filtro solar, mais estabilidade e proteção ele proporciona para a sua pele.