Guia de Clareador de Manchas
Recupere o tom uniforme da pele em 3 passos imperdíveis que garantem um tratamento rápido e saudável para o clareamento de manchas.
10/10/2019
Clarear a pele é um tratamento relacionado tanto às manchas escuras quanto às mais claras que surgem devido a diversos fatores: disfunções hormonais, exposição ao sol sem proteção, uso de medicamentos, entre outros. Isso faz com que os melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação da pele com a melanina, funcionem de forma desregrada com o objetivo de protegê-la e causem as diferenças de tons em pontos localizados.23
Os lugares com mais recorrência de manchas é o rosto, o colo e as mãos, as partes que costumam ficar mais expostas no dia a dia. Os clareadores de manchas contêm ativos que podem agir tanto superficialmente na uniformização da diferença de tom quanto nos melanócitos para regular seu funcionamento, além de estimular a renovação celular da pele.
Para recuperar a cor uniforme e evitar manchas na pele, siga as dicas a seguir para alcançar o máximo de sucesso no clareamento das manchas.
1 – Vá ao dermatologista
Seu médico é o melhor profissional para identificar o tipo de mancha que a sua pele possui e direcionar o melhor tratamento a ela.
2 – Use filtro solar
Grande parte das manchas no rosto, nas mãos e em demais locais do corpo é causada pela exposição ao sol sem a devida proteção. Mesmo em dias nublados, o ambiente recebe a incidência de raios UVA, os responsáveis pelo envelhecimento da pele com manchas escuras e rugas. Portanto, use, no mínimo, um protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 para cima: esse número garante que, quando exposta aos raios UVA, a pele fique 30 vezes – ou mais- protegida dos danos.
3 – Lave o rosto pela manhã
Muitos cremes clareadores noturnos são formulados com ácidos específicos para serem utilizados à noite, já que eles são fotossensíveis, ou seja, oxidam em contato com a luz e provocam o escurecimento da pele. Durante o dia, opte por clareadores diurnos com ativos próprios para serem utilizados à luz natural ou artificial.
Como clarear a pele
1 – Após remover a maquiagem com o demaquilante, lave a pele com o sabonete indicado para o seu tipo de pele tanto pela manhã quanto à noite. Seque-a com a toalha de maneira suave
2 – Tonifique a pele com um adstringente ou tônico facial. Eles garantem a limpeza completa dos poros para que a pele possa absorver o máximo dos ativos presentes nos clareadores.
3 – Aplique o clareador de manchas com foco nas áreas mais afetadas pelas diferenças de tons e massageie com a ponta do dedo anelar até a completa absorção pela pele. Se for um clareador de uso diurno, complete com o uso do protetor solar com FPS 30 ou mais.
Agora que você aprendeu como conquistar uma pele com a cor igualada e livre das manchas, não deixe de protegê-la contra o sol! Leia o Guia de Protetor Solar e descubra por que ele é um dos cuidados para pele mais importantes.