Cuidados diários com a pele

Dicas para ter uma pele linda, sem poros abertos, cravos, espinhas ou manchas

Você é o que come

“O excesso da ingestão de açúcar leva ao processo de glicação de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele”, avisa a dermatologista Denise Lage. Nesse processo a molécula de glicose se une ao colágeno e à elastina, o que as instabiliza, ocorrendo a formação de rugas e perda do tônus da pele. “O ideal é diminuir a ingestão de carboidratos simples com alto índice glicêmico, como açúcares e doces, arroz branco, pão branco, macarrão, batata, e dar preferência aos carboidratos complexos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras, como arroz e pão integrais, aveia, linhaça, chia, quinoa, feijão, soja, grão de bico, verduras e frutas com casca…”, ensina a médica.

Dê olho no chocolate e no leite

Falando ainda em ingestão de açúcares, o chocolate, que durante décadas foi considerado inocente pelos pesquisadores, pode causar acne, sim. “O mecanismo é complexo. Além do aumento da insulina, ele leva à produção de um tipo de proteína responsável pelo aumento da produção de sebo e, consequentemente, surgimento de acne. O processo acima também acontece com o consumo de leite desnatado em pessoas suscetíveis ao aparecimento de acne”, avisa Denise.

Vitamina C é essencial

Ela possui propriedades antioxidantes, ou seja, é capaz de eliminar os radicais livres reduzindo os sinais de envelhecimento. “Além de retardar o envelhecimento da pele, também atua na síntese do colágeno, que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele”, diz a dermato. O uso pela manhã, antes do filtro solar, é o mais recomendado. “Isso porque a vitamina C previne os radicais livres das luzes visíveis e dos raios infravermelhos (presentes em qualquer aparelho que gere calor, além da própria radiação solar)”. A indicação, portanto, é uma vez ao dia. O excesso não altera os resultados.

Protetor solar também!

Ultimamente os filtros solares estão cada vez mais versáteis. Além de protegerem a pele, grande parte deles vem com algum tipo de tratamento na sua formulação como anti-idade, anti-acne, anti-melasma… “No combate ao envelhecimento, alguns filtros já tem ácido hialurônico, que ajuda na prevenção de rugas e linhas expressão, antioxidantes que combatem os radicais livres e mantém a integridade das células”, conta Denise.

No make up

Você pode passar maquiagem, sim. Mas, antes de dormir, precisa tirar tudinho. “O primeiro passo da limpeza da pele sempre é o uso de demaquilante. Pode ser líquido, lenço umedecido ou até em creme, de acordo com seu tipo de pele”, diz a dermato. Em seguida, vem a esfoliação que, em excesso (mais do que 1-2 vezes por semana) acaba sensibilizando a pele, irritando o rosto. “A esfoliação remove as células mortas e renova o estrato córneo. Assim, se você esfoliar demais, não dá tempo da pele completar sua renovação celular e acaba ficando muito fina e sensível a qualquer produto, até mesmo ao filtro solar.”

100% limpeza

Limpar completamente a pele, sem sensibilizá-la, ajuda na penetração dos produtos que vêm em seguida. Além de impedir que os poros fiquem sujos com poluição, maquiagem… “Já existem estudos científicos que comprovam que a poluição é capaz de manchar a pele e não só sujá-la. A poluição compromete a microcirculação local. Isso prejudica a chegada de nutrientes e oxigênio, entope os poros, causando acne, e libera radicais livres, moléculas adulteradas que destroem as células produtoras de colágeno e elastina. Essas substâncias garantem a sustentação da pele e a ausências delas provoca flacidez precoce e perda do brilho.” Para ter uma pele bonita e bem cuidada limpar corretamente é essencial!

Baile de máscaras

Máscaras faciais específicas para as suas necessidades pelo menos uma vez por semana também fazem muito bem para pele. “Tome cuidado com as de hidratação. A pele brasileira costuma ser muito oleosa e senão forem utilizados hidratantes específicos, corretos para sua pele, pode haver surgimento de acne. Existem muitos tipos de hidratantes que podem e devem ser usados até mesmo para quem tem a pele oleosa/acneica, pois equilibram a barreira da pele e até diminuem a oleosidade rebote.” A pele seca sem hidratação envelhece mais rápido.

 

- Por Karina Hollo