solucao-de-beleza alex-moraes 2016-04-18 cabelos materia Tratamentos de cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução Seu cabelo está precisando de tratamento intensivo. Mas qual o remédio certo? Vem fazer uma consulta. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/tratamentos-de-cabelo-hidratacao-nutricao-e-reconstrucao/materia_bg_1.jpg


Quando usamos um produto incrível que funciona no nosso cabelo ficamos loucas para indicar para as amigas, as primas, a mãe, a tia... Mas será que o tratamento que serviu para o seu fio vai servir para o delas?

Cada cabelo tem uma necessidade específica e a melhor tática é procurar um profissional para saber o tratamento ideal para você, mas identificar características do seu fio e os processos químicos por qual já passou pode ajudar na prescrição.


INDICAÇÃO: A hidratação serve para todos os tipos de cabelos, com ou sem química. "Mesmo os fios oleosos devem fazer hidratação, pois a oleosidade só se encontra na raiz", diz Alex.

O meio e as pontas dos fios têm tendência a ficar mais ressecados, por causa de químicas ou até ações do tempo, sol, mar, cloro, água muito quente ou uso excessivo de chapinha e babyliss." A hidratação devolve água aos fios deixando-os macios, flexíveis e com movimento.

POSOLOGIA: O tratamento deve ser feito uma vez por semana.

ATIVOS: Procure por ativos como aloe vera (babosa), Vitaminas A e D e extratos vegetais de plantas ou frutas como cupuaçu, abacate e abacaxi.


INDICAÇÃO: "Quem tem fios com muito frizz, armados, com excesso de volume ou ressecados por processos químicos devem fazer tratamentos de nutrição", aconselha o expert. Ele também diz que é possível identificar a falta de nutrição em uma breve entrevista com a cliente e também analisando os fios pelo toque e aparência.

"A nutrição é a reposição de óleos dos fios. Ela também serve para manter a água dentro deles. Como água e óleo não se misturam, a água (hidratação) permanece no interior dos fios e o óleo (nutrição) em volta, impedindo que a água saia e que os fios fiquem desidratados", explica.

É um tratamento especialmente indicado para fios cacheados, que dependem de maior nutrição para que os cachos fiquem bem definidos.

POSOLOGIA: Invista na nutrição a cada quinze dias.

ATIVOS: Os principais ingredientes que devemos procurar nesse tipo de tratamento são óleo de argan, de coco, de macadâmia, de oliva e manteiga de cacau e de karité.


INDICAÇÃO: A restauração deve ser feita nos fios que passaram por processos químicos fortes e em excesso, deixando os cabelos sensíveis, elásticos ou quebradiços.

"Esse tratamento tem como finalidade devolver massa, queratina, proteína e aminoácidos e interromper a quebra do fio. Porém, deve-se tomar cuidado, pois queratina em excesso pode deixar os fios duros e até mesmo quebrá-los" alerta o expert.

POSOLOGIA: "O mais indicado é usar a queratina no salão e a máscara reconstrutora como manutenção em casa", orienta Alex. O processo de recuperação de fios muito danificados pode ser demorado, mas é possível ver melhorias na primeira aplicação.

Intercale a reconstrução com hidratação caso o dano dos seus fios seja de moderado a grave ou, faça uma vez por mês, caso o dano seja leve.

ATIVOS: Procure produtos com queratina, aminoácidos, colágeno, proteína hidrolisada de milho, soja ou trigo.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS