- Por Karina Hollo

Cronograma capilar de verão: tudo sobre!

Você já ouviu falar sobre cronograma capilar? Aqui, o ideal para quem quer preparar os fios para o verão

O verão é a época de brigas por uma cadeira no salão de cabeleireiro! A época é a mais conturbada para os hair stylists – e também para os seus fios. Por isso, é necessário se programar. Coloque tudo no seu cronograma capilar e anote a melhor época para colorir, cortar, tratar… As dicas são do expert Juha Antero.

Corte

Cena de filme de terror: faltando dois dias para a festa, você senta linda na cadeira do cabeleireiro e sai com o corte fora de forma, reto demais, curto demais ou assimétrico. O que fazer agora? Bom, amiga, chorar. Ok, não é para tanto. “Mas para evitar qualquer problema, a primeira coisa que você deve marcar é o corte”, avisa Juha.

Siga seu cronograma capilar! Implore para seu hairstylist conseguir um encaixe ainda nas duas primeiras semanas do mês, assim você tem mais tempo para se adaptar ao novo corte, aprender qual é o finalizador que deixa ele mara ou o penteado que arrasa.

Coloração

A pergunta é: você faz luzes ou descolore os fios e vai viajar para a praia? “Então o melhor é marcar hora quanto antes, para os fios terem tempo de se recuperar antes de se exporem ao sol”, aconselha Juha. Assim, eles não estarão mais tão sensíveis e porosos quando você pisar na areia.

Os dias em que mais se faz coloração no ano são os sete que antecedem o Natal. Uma raiz mais escura ou fios brancos demoram cerca de 20 dias para aparecer depois de pintar. Então, nesse caso, melhor fazer perto das festas para ficar linda entre Natal e Ano Novo. Viu? Cronograma capilar é tudo!

Tratamento

Fez descoloração? Reconstrua. Apenas pintou? Hidrate. Os fios já estão sentindo os efeitos do verão? Nutra. Entender a função dos tratamentos de cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução é indispensável nessa hora! “Seguir o calendário do cabelo é uma boa para criar um hábito e se educar a tratar dos fios!”, ensina Juha.

O passo a passo de como cuidar do cabelo: marque na agenda qual o produto da semana, não se descuide durante a viagem (existem embalagens pequenas e ampolas que não pesam na bagagem) e fique ligada em como proteger os cabelos do sol. Na volta, marque hora no salão para um belo tratamento profissional de recuperação de verão – recuperar cabelo loiro danificado é um must.