solucao-de-beleza abdo-salomao 2016-03-03 corpo-e-banho materia 6 mitos e verdades sobre sabonete Sem ele, não dá para entrar no chuveiro! Tire as dúvidas mais comuns sobre esse companheiro de todo dia. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/6-mitos-e-verdades-sobre-sabonete/materia_bg_1.jpg

1 A função do sabonete é limpar

Verdade O sabonete é a primeira etapa do processo de limpeza e higienização da pele. “No entanto, atualmente já existem no mercado sabonetes com funções clareadoras, anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes e até hidratantes”, fala Abdo. “Quando falamos nos sabonetes faciais, é interessante que seja um sabonete líquido que consiga manter a integridade do manto hidrolipídico.”

2 É importante escolher um para cada área do corpo

Verdade É interessante escolher um para o rosto e um para o corpo. “O corpo, por ter menos glândulas sebáceas, não precisa, por exemplo, de um sabonete que tenha função adstringente e de controle de oleosidade”, observa o médico.

3 A água quente, durante o banho, pode intensificar as propriedades do sabonete

Mito "Para não prejudicar a barreira protetora da pele, a água do banho deve ser morna, jamais quente." Assim, elimina as partículas de sujeira e gordura sem agredir demais.

4 Para as mãos, eles devem ser mais delicados

Verdade Os sabonetes para as mãos podem ter função hidratante, o que ajuda a evitar o ressecamento! "Caso não tenha essa ação, é interessante, principalmente nos períodos mais secos, hidratar a pele da mão logo após lavar. Dependendo da formulação, alguns sabonetes podem desequilibrar as defesas naturais da pele...", alerta Abdo.

5 Para o rosto, ele precisa ter propriedades específicas

Verdade "Ele pode ser um sabonete controlador de oleosidade, com funções anti-inflamatórias ou adstringentes. Muitos dos sabonetes para acne, por exemplo, são formulados com ácido salicílico, glicólico, zinco, hamamélis e enxofre", fala Abdo.

6 O sabonete que faz mais espuma é sempre o que limpa mais

Mito "A espuma está relacionada à formação de bolhas de um gás que reage sobre o líquido quando ele é agitado. As bolhas tem relação pequena na remoção da sujeira, principalmente quando se trata de detergentes (limpadores no geral, incluindo sabões, sabonetes e detergentes sintéticos). A questão da limpeza está relacionada aos ingredientes ativos do produto, não ao fato dele fazer pouca ou muita espuma."

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS