- Por Karina Hollo

6 hábitos que colocam seu banho em risco

Você talvez esteja prejudicando sua pele no chuveiro. Confira.

Sabonete em barra ou líquido? Banho frio ou morninho? De manhã ou à noite? Vem tirar todas suas dúvidas sobre o banho perfeito.

1 Sabonete em barra X sabonete líquido

Sabonete líquido agride bem menos, sabonete em barra ainda tem tendência a ser um pouco mais agressivo na formulação, por concentrar mais componentes químicos”, fala a dermatologista Flávia Lira Diniz. “Prefiro o líquido, além de ser mais fácil espalhar pelo corpo.” Porém, ela alerta que a esponja guarda bactéria sim. “O ideal é usar a vegetal, mas não por muito tempo para evitar acumular sujeira e micro-organismos.” Em seguida, lave-a na água quente, enxague e esprema. “Não é pra esfoliar a pele com a esponja a ponto de causar atrito, ok?”, avisa ela.

2 Qual a temperatura ideal da água?

Não há uma medida clara. Se estiver calor, mais gelada, se estiver frio, mais quente, mas não demais. “Água quente ao ponto de sair fumaça não é bom pois agride, queima a pele. Invista na morninha!”, diz a dermato.

3 Quanto tempo deve durar o banho?

Não tem nada na literatura que fale que o banho não pode ser longo”, fala Flávia. A questão é que tomar banhos em excesso tira a oleosidade da pele. “O nosso cérebro pensa que estamos com um problema por não ter oleosidade e produz mais oleosidade. Se tem o costume de tomar vários banhos ao dia, ok. Mas maneire no sabonete e prefira o líquido, nas partes íntimas, axilas e pés.”

4 Água quente abre os poros?

“A questão genética influencia no tamanho dos poros – a pele negra apresenta mais tendência, por exemplo –, mas existem tratamentos para isso”, fala Flávia. “A água quente aumenta a vascularização, com isso, ao aplicar o hidratante, ele penetra melhor.”

5 De manhã ou à noite?

Um banho por dia é o suficiente, mas banho a noite relaxa e ainda elimina os resíduos – sujeira, partículas de poluentes…— depositados sobre a pele ao longo do dia. Assim, sua pele vai estar pronta para se renovar enquanto você dorme. Se ainda assim gostar de uma chuveirada pela manhã para ajudar a acordar, não aplique sabonete no corpo todo. Só nas axilas e partes íntimas.

6 Qual o melhor jeito de se secar?

Com uma toalha macia. “E aí, logo que terminar de tomar banho, aplique o hidratante, para facilitar sua absorção.”

(infográfico)

Corpo renovado

Descubra os produtos para você ter um banho de bem-estar

Sabonete Líquido Korres
https://www.belezanaweb.com.br/korres-leite-de-coco-sabonete-liquido-250ml/

Sabonete Líquido Nesti Dante
https://www.belezanaweb.com.br/nesti-dante-il-frutteto-figo-e-leite-de-amendoa-sabonete-liquido-500ml/

Sabonete Líquido Weleda
https://www.belezanaweb.com.br/weleda-citrus-sabonete-liquido-200ml/

Óleo Corporal Anna Pegova
https://www.belezanaweb.com.br/anna-pegova-huile-deodorante-pour-le-corps-au-the-vert-et-a-la-verveine-oleo-corporal-40ml/

Loção Hidratante Palmer’s
https://www.belezanaweb.com.br/palmers-cocoa-butter-formula-softens-smoothes-e-relieves-dry-skin-locao-corporal-250-ml/