Tratamento para estrias e varizes

Descubra como quais tratamentos para estrias e varizes são efetivos: tanto na hora da prevenção, quando na correção em consultório

Compartilhar:

Existem tratamentos tratamento para estrias e varizes bastante modernos, tanto em consultório, quanto na prevenção em casa. A dermatologista, Denise Lage, explica o surgimento delas na pele e o que pode ser feito para agir.

O que são as estrias?

“As estrias são lesões lineares que surgem em áreas de estiramento da pele e ocorrem por conta do rompimento das fibras de colágeno e elastina – as responsáveis pela firmeza, sustentação e elasticidade da pele”, explica a médica.

Elas podem surgir em zonas como costas, barrigas, coxas, braços e panturrilhas. “Geralmente, elas surgem na fase do estirão do pré-adolescente, durante a gestação ou no ganho de peso repentino”, completa.

Tratamento para estrias e varizes

Como você lida com as suas estrias? Se você ainda não tem, ou se tem poucas, mesmo que pontuais, a dermatologista conta que é possível já iniciar um tratamento focado – já que, apesar de apenas estético, pode sim afetar a autoestima.

Quais são os tipos de estrias?

Estrias vermelhas: “a primeira fase das estrias é a inflamação, quando elas estão vermelhas, e é justamente neste momento que conseguimos obter um resultado melhor  nos tratamentos”.

  • Tratamento para estrias vermelhas: “O que eu recomendo? Para casa, bastante hidratação e o uso de retinol. Também alguns procedimentos dermatológicos, como associação de laser fotona e starwalker com exossomos, que é uma novidade no mundo da dermatologia”.

Estrias brancas: “a segunda fase das estrias é a de cicatrização da pele e é nesse  momento que elas se tornam brancas, ou seja, caracterizam um estágio mais avançado.

  • Tratamento para estrias brancas: “esse tipo de estria é mais difícil de ser tratada, mas é possível uniformizar a textura da pele com alguns lasers”.

Como prevenir o surgimento de novas estrias?

“Se você é gestante e está passando por um processo de crescimento ou transformação corporal que pode estressar a sua pele, você deve potencializar os cuidados com a pele, para prevenir o surgimento das estrias”, conta Denise.

“O ideal é o que? Controlar o ganho de peso, para não haver tanta distensão da pele em um curto período e muita hidratação para prevenir o surgimento das estrias”. Por isso, aposte em uma alimentação sempre balanceada, com o acompanhamento profissional de um nutricionista, além de hidratação diária, com produtos de textura mais densa, como cremes e óleos.

- Por Isabelle Guedes