Base: como fazer o produto parecer a segunda pele

A cobertura natural é a preferida da brasileira. A gente gosta de dizer que nasceu assim, e não que está usando base. Vem aprender como tornar esse sonho realidade.

Quando você aplica base quer que as pessoas digam: “Que pele incrível! E não: “Sua base é ótima”. Encontrar a fórmula perfeita é metade da batalha – assim o tom vai desaparecer na pele feito mágica. Mas existem outros segredinhos que garantem que sua base se comporte com uma segunda pele.

Criar uma tela iluminada
A pele limpa e hidratada é o primeiro passo. “Mas para garantir luz interior, capriche usando uma máscara hidratante acompanhada de uma bela massagem facial. Isso cria um rubor natural que faz o rosto parecer mais acordado”, ensina Kaká.

Use primer onde for necessário
Quando aplicado corretamente, esse produto pode prolongar duração da base dia afora. “Vale investir num primer anti-brilho em pontos quentes como a testa, a linha do cabelo, os lados do nariz e ao redor da boca e num iluminador para a parte superior das maçãs do rosto”, diz o maquiador. Tudo aplicado com a ponta dos dedos.

Aplique do centro para fora do rosto
Passe base apenas onde é realmente necessário. “Comece no centro do rosto, nas maçãs e depois vá para as extremidades.” Uma parte chave do rosto é a área ao redor da boca, que é propensa a tons e sombras amarelas. Para garantir que a cobertura seja a mais natural possível, você pode ignorar a ponte do nariz para que as sardinhas venham à tona.

Mãos de fada
Não importa qual a ferramenta que você vai usar — um pincel de base, esponja ou seu dedo, a ideia é ser muito gentil e construir a cobertura aos poucos.

Ilumine os pontos certos
Para dar dimensão ao rosto, aplique iluminador nos altos planos do rosto que se acendem naturalmente, como as maçãs do rosto, as têmporas e o arco do cupido.

Absorva a oleosidade
Primeiro, elimine aceite o excesso de óleo lenços absorvedores de oleosidade. “Então, apele para um pó translúcido para selar a base e evitar brilhos indesejados. Use um pincel para aplicá-lo muito levemente e apenas para as áreas que ficam mais brilhantes”, finaliza ele.

- Por Karina Hollo