- Por Karina Hollo

Como acertar a cor da base

A linha Fit Me!, de Maybelline, promete acabar com o apuro na hora de achar o tom e subtom que combina com seu rosto.

Socorro!

Para você, acertar a cor da base parece uma tarefa praticamente impossível? Junte-se ao clube. A gente não sabe se testa nas costas da mão, no pescoço, no rosto mesmo, se precisa combinar com o colo também, se deve ser amarelada, rosada… Sem falar que as marcas, ora oferecem poucas opções, ora alternativas demais, deixando a gente ainda mais perdida. Bem, chega de confusão.

Maybelline acaba de lançar as bases líquidas Fit Me!, com 19 opções de tons (clara, média ou escura) e subtons (beges ou rosados), que prometem pele com o tom uniformizado, poros disfarçados e sem brilho por até 12 horas. E quem vai ensinar você a acertar a cor da base é a maquiadora oficial da marca, Ju Rakoza.

 

 

1 Qual o primeiro passo para acertar a cor da base?

Juliana Rakoza Primeiro você escolhe o tom: claro, médio ou escuro. Depois, o subtom: se é bege ou rosa.

2 Onde fazer o teste de cor?

JR Depois de eliminar as cores, você deve testar a base no maxilar para comparar a cor do rosto com a cor do colo (nada de testar na mão ou no pescoço, que geralmente é mais claro). O mais importante é deixar a tonalidade dessas duas áreas uniforme.

Se o colo for mais escuro que o rosto, vale subir de um a dois tons a cor da base. Se o colo for muito mais escuro, suba de um a dois tons e ainda finalize com bronzer, fazendo o contorno em volta do rosto.

3 A cor pode ser escura, média ou clara?

JR Sim, o tom pode ser escuro, médio ou claro. Gosto de testar mais de um tom de base: faço uma faixinha, pego um pouco do produto com o dedo, aplico e vejo se ele some na pele. A que mais desaparecer é o tom certo!

Mas sempre tem que levar em conta a cor do colo. Se ele estiver muito escuro, é preciso rever a base. Eu sempre experimento duas cores, uma ao lado da outra, com bem pouco produto. Passo e espalho, sem tirar muito excesso para ver se consigo enxergar bem a tonalidade.

4 E o subtom: amarelado, bege ou rosado? Como saber o seu?

JR A gente descobre qual o nosso subtom na frente do espelho. Ele pode ser mais para o bege ou para o rosa. Tem gente que é mais rosada e tem ascendência europeia, e o fundo da pele é rosa.

Geralmente os brasileiros são mais amarelados, a grande parte, porque têm ascendência de índio, de oriental, de negro. Quem tem o rosto rosa e o colo rosa, usa a base rosa. Quem tem o rosto bege e o colo bege, usa a base bege.

5 E se você tem rosto bege e colo rosado?

JR Você sempre deve uniformizar o colo primeiro, porque é a parte maior que fica mais exposta. É ele que manda. Se o rosto for bege e o colo rosa, uniformiza tudo com rosa. Se for ao contrário (o rosto rosa e o colo bege), uniformize tudo com bege. O bege sempre vai dar uma quebrada no rosa e neutralizar.

Quando a mulher é extremamente rosa – tem rosácea ou a pele sensível – é legal usar uma base bege para neutralizar o excesso de rosa (mesmo assim, a pele fica com fundinho rosa). Se tiver o colo rosa, não dá tanta diferença. Lembre-se: uniformizar é diferente de neutralizar. O bege neutraliza o rosa. Essa é a regra: sempre se basear na cor do colo, ela que vai fazer a diferença na hora de uma foto, por exemplo.