6 mitos e verdades sobre sabonete

Tire as dúvidas mais comuns sobre o o companheiro de todo dia

Não dá para imaginar a vida sem o sabonete. Mas ele é um item tão comum na rotina de higiene e beleza que às vezes esquecemos dos seus poderes e deveres. Vale a pena ler os mitos e verdades sobre este cosmético fundamental.

1. A função do sabonete é limpar

Verdade O sabonete é a primeira etapa do processo de limpeza e higienização da pele. “No entanto, atualmente já existem no mercado sabonetes com funções clareadoras, anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes e até hidratantes”, fala Abdo. “Quando falamos nos sabonetes faciais, é interessante que seja um sabonete líquido que consiga manter a integridade do manto hidrolipídico.”

2. É importante escolher um para cada área do corpo

Verdade É interessante escolher um para o rosto e um para o corpo. “O corpo, por ter menos glândulas sebáceas, não precisa, por exemplo, de um sabonete que tenha função adstringente e de controle de oleosidade”, observa o médico.

3. A água quente, durante o banho, pode intensificar as propriedades do sabonete

Mito “Para não prejudicar a barreira protetora da pele, a água do banho deve ser morna, jamais quente.” Assim, elimina as partículas de sujeira e gordura sem agredir demais.

4. Para as mãos, eles devem ser mais delicados

Verdade Os sabonetes para as mãos podem ter função hidratante, o que ajuda a evitar o ressecamento! “Caso não tenha essa ação, é interessante, principalmente nos períodos mais secos, hidratar a pele da mão logo após lavar. Dependendo da formulação, alguns sabonetes podem desequilibrar as defesas naturais da pele…”, alerta Abdo.

5. Para o rosto, ele precisa ter propriedades específicas

Verdade “Ele pode ser um sabonete controlador de oleosidade, com funções anti-inflamatórias ou adstringentes. Muitos dos sabonetes para acne, por exemplo, são formulados com ácido salicílico, glicólico, zinco, hamamélis e enxofre”, fala Abdo.

6. O sabonete que faz mais espuma é sempre o que limpa mais

Mito “A espuma está relacionada à formação de bolhas de um gás que reage sobre o líquido quando ele é agitado. As bolhas tem relação pequena na remoção da sujeira, principalmente quando se trata de detergentes (limpadores no geral, incluindo sabões, sabonetes e detergentes sintéticos). A questão da limpeza está relacionada aos ingredientes ativos do produto, não ao fato dele fazer pouca ou muita espuma.”

Pele sempre limpa
Uma seleção especial de sabonetes para você

Sabonete líquido facial Clinique
https://www.belezanaweb.com.br/clinique-mild-sabonete-liquido-facial-200ml/

Sabonete líquido para as mãos Korres
https://www.belezanaweb.com.br/korres-maca-sabonete-liquido-para-as-maos-200ml?q=sabonete%20mãos

Sabonete líquido Phebo
https://www.belezanaweb.com.br/perfumaria-phebo-lavanda-sabonete-liquido-500ml?q=sabonete%20líquido%20phebo

Sabonete em barra Granado
https://www.belezanaweb.com.br/perfumaria-phebo-lavanda-sabonete-liquido-500ml?q=sabonete%20líquido%20phebo