Tratamento para acne high-tech: conversamos com experts!
Já pensou em acabar com as espinhas com a ajuda de aparelhos? A tecnologia pode ser sua melhor amiga quando o assunto é tratamento para acne. Vem ler!
26/12/2021
Você já passou da adolescência e, por isso, achou que acne jamais seria um problema, certo? Mas aí você se deu conta que, mesmo com a idade, a acne aparece para um momento flashback. Nestes momentos, a tecnologia pode ser uma ótima aliada e os cuidados para acne high-tech, proporcionam um tratamento eficiente em casa e podem ser seus melhores aliados! A dermatologista Calu Franco explica como dar um upgrade na rotina de skincare, com o auxílio de aparelhos. Vem ler!
Veja Mais
De onde vem a acne?
É fato que a pele mais oleosa das brasileiras, a menstruação, a gravidez, a menopausa, o stress, a genética e outros fatores clínicos – como ovários policísticos – fazem o drama da acne adulta mais comum do que se imagina. As espinhas são, basicamente, uma obstrução dos poros, em decorrência do acúmulo de sebo e células mortas que, ao ser atacada por bactérias, inflama. “Toda acne é relacionada à colonização bacteriana na pele, independente de sua causa. Assim, o tratamento bactericida sempre é necessário.
Luz do bem
Por isso, os aparelhos com LED, antes usados apenas nas clínicas de dermatologia, surgiram como alternativas compactas, portáteis e seguras para você usar em casa. Nada como viver no século XXI, não? O LED azul vai além da capacidade de eliminar bactérias: ele também tem ação anti-inflamatória, uma vez que esteriliza a pele e reduz o tempo de cura da lesão. “O efeito bactericida e anti-inflamatório do LED azul fazem com que a acne tenha seu período de inflamação encurtado. A consequência é a prevenção de manchas”, explica a médica.
Não para por aí!
Muitos aparelhos de tratamento antiacne, como as escovas faciais elétricas, também contam com a tecnologia de vibração sônica que, além limparem profundamente, massageiam. Calu esclarece: “A função dela é estimular a circulação local melhorando a drenagem de toxinas e o transporte de substâncias anti-inflamatórias e de células de defesa pelo sangue”.
Esfoliação delicada
As escovas mecânicas são ótimas opções para peles mais delicadas. Além da massagem facial, elas removem as impurezas dos poros – com o benefício do controle de pressão – e ajudam a melhorar a vitalidade cutânea. “Os aparelhos portáteis não possuem a mesma potência dos da clínica e são totalmente seguros para o uso doméstico. Entretanto, mesmo com a intensidade um pouco menor, existem bons resultados.”
Consulte sempre seu dermatologista!
Vale lembrar que a avaliação de um médico para acompanhamento do tratamento é fundamental”, fala. Os tratamentos tecnológicos não agem no fator que gera a oleosidade que leva à espinha: eles atuam na consequência do problema. Por isso, o diagnóstico médico da causa da acne é fundamental e os acessórios entram como importantes aliados.