Rotina de skincare para peles negras: o guia básico

A expert Josi Helena conta como manter um ritual básico de skincare para peles negras, para você começar a cuidar da sua já. Chega mais!

Pela alta presença de melanina, por muito tempo o skincare para as peles negras foram rodeados de mitos, como o envelhecimento mais lento ou a falta de necessidade de um bom protetor solar. Mas a verdade é que sim: como qualquer outra, as peles negras precisam dos cuidados básicos – sempre com atenção cuidadosa para questões como a oleosidade, a tendência à manchas e, claro, as especificidades para o tipo de pele. Conversamos com a estetacosmetóloga especialista em pele negra, Josi Helena, para entender como manter um ritual de cuidados, vem ler!

De olho na sequência

Grave aí: o passo-a-passo básico do skincare, para as peles negras ou qualquer tom de pele, segue sempre a ordem de limpeza, hidratação, tratamento e proteção. Josi explica: “começamos sempre pela limpeza, depois hidratação – para reconstruir a camada cutânea protetora – seguidos do tratamento, como uma vitamina C. Essa é a sequência correta, independente da textura do produto que você irá usar – e não se esqueça do fotoprotetor ao final de tudo”.

Limpeza

Já te contamos aqui, que peles negras possuem a característica natural de uma camada externa mais espessa e, assim, glândulas sebáceas mais proeminentes e ativas. Mas, diferentemente das peles oleosas – que são caracterizadas por uma disfunção nas glândulas – esta é apenas uma adaptação étnica e a limpeza deve ser feita de acordo com o tipo de pele, seja ela seca, mista ou oleosa. Os gadgets podem ser valiosos auxiliares nesta etapa: “acessórios, como escovas elétricas de limpeza, podem promover a esfoliação física suave e por isso podem ser utilizadas diariamente”, ensina Josi.

Hidratação

“Limpar bem a pele diariamente é importante, mas tão importante quanto é a utilização de um bom hidratante para o seu tipo de pele, já que é ele o responsável por ajudar a restabelecer a barreira cutânea. Por isso, é sim importante beber o recomendado de água para seu biotipo, mas é essencial hidratar a pele, nas rotinas de skincare da manhã e da noite, combinado?

Tratamento 

A vitamina C é um ativo antioxidante e uniformizador, queridinho do skincare. “É um dos ativos cosméticos mais utilizados e estudados na cosmetologia. O que muita gente não sabe, é que existem vários tipos, modificados para facilitar a estabilização nas formulações” explica Josi. Pela maior produção de melanina, a pele negra pode ter tendência ao aparecimento de manchas, quando exposta ao sol. Por isso, o ativo é interessante, especialmente nas rotinas de peles com tendência ao aparecimento de tons irregulares ou já maduras.

Proteção

Essa é uma parte essencial dos cuidados! “Primeiro é importante lembrar que “protetor” é o cosmético pronto que aplicamos na pele. Já o filtro, é a matéria prima principal que confere o caráter protetor, físico ou químico, à fórmula”. O protetor solar é o aliado essencial para evitar manchas e até condições mais sérias, como melasmas e câncer de pele. “Sim, a pele negra possui uma fotoproteção natural – dependendo do quão retinha é, podendo chegar até 13.4. Mas, isso não quer dizer que o fotoprotetor não é necessário”, explica Josi. Por isso, protetor solar sempre!

- Por Isabelle Guedes