Aprenda o passo a passo de skincare perfeito para você

A dermatologista Dra. Valéria Marcondes ensina qual a ordem correta do passo a passo de skincare diário

Compartilhar:

Com tantas opções de produtos de skincare, é até um pouco difícil saber o que incluir na rotina de cuidados diários. Por isso, com ajuda da dermatologista Dra. Valéria Marcondes, montamos um passo a passo de skincare diário para você entender quais produtos são indispensáveis e qual a ordem correta de aplicação. Confira!

Limpeza

O primeiro passo de qualquer rotina de cuidados com a pele deve ser a limpeza. De manhã, geralmente, um sabonete ou gel de limpeza leve é suficiente e, à noite, caso use maquiagem, inclua também um demaquilante ou água micelar antes do sabonete.

“O próximo passo deve ser um tônico, que é uma etapa muito importante. Ele ajuda a normalizar o pH da pele. O pH dos sabonetes é básico e, geralmente, o pH dos produtos de cuidados é ácido. A diferença entre os dois é muito grande e, por isso, o tônico é necessário. Ele também serve como uma finalização da limpeza, retirando qualquer resquício de maquiagem ou sujeira”, explica Dra. Valéria.

Uma vez por semana, inclua uma esfoliação na rotina. Se sua pele for sensível, opte por por produtos com grânulos menores e mais regulares. Antes de aplicar o esfoliante, limpe a pele suavemente com uma água micelar ou um sabonete bem suave.

passo a passo de skincare

Os produtos mais pesados devem ser os últimos passos do skincare

Tratamento e hidratação

Com a pele limpa, o próximo passo do skincare é cuidar e hidratar. O sérum deve vir antes de algum creme mais potente de hidratação. “Mas pensar que o sérum não atua como hidratante é errado. Caso seja um sérum com ácido hialurônico ou ceramidas, por exemplo, ele já atua como um hidratante, especialmente em peles que não precisam de uma hidratação mais potente”, explica a médica.

No caso de ácidos ou outros tipos de sérums, eles também devem ser aplicados antes dos cremes para o rosto e para a área dos olhos. À noite, mesmo as peles mais oleosas devem usar um hidratante.

As máscaras faciais, que devem ser usadas com menos frequência, também precisam ser aplicadas no rosto limpo. “Na hora que retirar a máscara, não é necessário lavar o rosto de novo. Faça uma massagem para que o resto de máscara penetre na pele ou, caso sobre muito produto, retire apenas o excesso com uma gaze.

passo a passo de skincare

O sérum deve ser aplicado antes de cremes mais densos

Proteção

Durante o dia, o último passo deve ser o protetor solar. Aplique uma quantidade de, aproximadamente, uma colher de chá de produto e, durante o dia, reaplique. Caso esteja com maquiagem, você pode optar por usar um pó compacto com FPS para fazer a reaplicação.

- Por Maria Clara Serpa