- Por Karina Hollo

Protetores solares faciais com FPS alto

Um dos motivos de as brasileiras estarem procurando proteção solar mais alta são as manchas, a segunda maior reclamação no consultório do dermatologista. Mas tem muito mais razões para você turbinar seu filtro...

#Vem verão

O sol é demais: faz a gente se sentir sexy, com o bronzeado perfeito. Mas tem seu lado nocivo. Não à toa, 63% das brasileiras encaram o astro-rei como o maior inimigo da pele e 82% tem mais medo dele agora do que há 10 anos. Por essas e por outras, a venda de protetor solar com FPS maior que 60 cresce seis vezes mais rápido que os de proteção mais baixa. “Quem sofre com melasma, manchas, ou tem a pele clara, deve usar FPS facial maior que 50, diariamente”, diz Cláudia Magalhães. “Rosto e colo merecem proteção mais alta, por serem seu cartão de visita. O FPS para a face, pescoço, colo e mãos deve ser sempre bastante alto – de preferência 90 e na quantidade certa”, fala a dermato.

Multifunção

Por baixo da make
Palavra de dermato: make com FPS não substitui filtro solar. O ideal mesmo é que você aplique um protetor solar de verdade antes de fazer a maquiagem do dia. Mas que produto escolher, para ele não esfarelar quando você for passar a base? O Clinique Super City Block Oil-Free Daily Face Protector FPS 40 é um protetor solar com primer que faz a sua produção durar mais tempo. Leve e oil free, ele ainda tem antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

 

Rosto sempre jovem

O Sisley Super Ecran Solaire Visage SPF 50+ Très Haute Protection protege dos raios UVA e UVB, hidrata e combate o envelhecimento precoce. Ele possui Cálice de Alkekengi e vitamina E, que lutam contra os radicais livres; manteiga de karité, que segura a hidratação por mais tempo; pepino, que suaviza a pele; glicerina vegetal, que controla a oleosidade; óleos de manjerona e sálvia que estimulam a micro-circulação local e ajudam até a desinchar.

Superpoderosos

Alta proteção contra UVA 

Normalize FPS 60 PPD 20, da Ada Tina, dura até 12 horas, não contém óleo em sua fórmula, é rapidamente absorvido pela pele. Bônus: possui PPD superior a 1/3 do fator de proteção solar, protegendo contra os malefícios dos raios UVA, presentes o dia todo, e que causam lesões no DNA, stress oxidativo (e envelhecimento precoce), alterações das fibras colágenas e elásticas da pele, manchas, rugas e câncer de pele.

Pós-laser

Esse protetor solar em gel para todos os tipos de pele, com alto FPS, é indicado para quem passou por procedimentos dermatológicos como peeling ou laser. Ele previne o surgimento de manchas e mantém o envelhecimento precoce bem longe. O Heliocare Max Defense Gel FPS 90, da Melora, tem ácido ferúlico (fotoprotetor que age como uma barreira da membrana celular, minimizando os efeitos nocivos dos raios UV), chá verde (um senhor antioxidante), e ácido cafeico, que neutraliza os radicais livres.