- Por Livia Valim

Tratamentos de salão que salvam seu cabelo em casa

O verão é delícia: sol, praia, cabelo ao vento... Mas não dá para pensar nos estragos dos fios só depois que ele acabar. Escolha seu kit!

Os cabelos sofrem com os personagens do verão que amamos: o sol, a água do mar, o cloro da piscina, a fricção do elástico de cabelo. Mas dá para aproveitar tudo isso sem detonar os fios. Pra facilitar a sua vida, o nosso expert Junior Carvalho selecionou kits de tratamento e truques que são ótimos aliados na hora de recuperar a hidratação perdida.

Fios indisciplinados

As agressões externas danificam a fibra capilar, por isso é comum sentir que, depois de uma temporada de sol, o frizz vem com tudo. O kit Smoothing Trio, da Moroccanoil, vem com shampoo, condicionador e máscara com fórmulas que recuperam os aminoácidos perdidos, alinham a fibra e melhoram a elasticidade.

Reconstrução instantânea

O shampoo e o condicionador da linha Absolut Repair Cortex Lipidium, de L´Oréal Professionnel, reconstrói os cabelos danificados, com sua fórmula rica em nutrientes, e ainda cria uma barreira isolante que contém os ativos no interior da fibra, protegendo das agressões. O resultado é cabelos menos porosos, com brilho, maciez e força.

Antes de aplicar o shampoo profissional, use um shampoo neutro, que nem precisa ser de marca de salão. “O primeiro shampoo só vai tirar os resíduos do cabelo. A segunda aplicação é que vai tratar os fios”, entrega Junior.

Viagem protegida

O kit Care Sun Shield, da Keune, é feito em tamanho de viagem para não ocupar muito espaço na mala. O shampoo e o condicionador vêm com um complexo de minerais essenciais que reparam as áreas fragilizadas por conta da exposição ao sol, cloro e sal. Além disso, o tratamento protege os fios dos raios UV. Escolha certeira para usar durante o verão.

 

Desembarace

O tratamento diário é pensado para tratar cabelos secos e danificados, com extrato da seda na fórmula. O shampoo e o condicionador da linha Enrich, de Wella, hidratam, nutrem e reparam os fios sem pesar. O cabelo fica mais fácil de desembaraçar, com leveza e movimento.

Dano intenso

O kit de shampoo e máscara K-Pack, da Joico, foi feito para corrigir os danos mais intensos e ainda proteger de danos futuros. De quebra, o tratamento fortalece e evita o desbotamento da cor. A cada aplicação, o efeito é maior, graças à sua ação cumulativa. “Antes de aplicar a máscara, tire o excesso de água do cabelo com uma toalha. A água pode bloquear a absorção do produto pelo cabelo”, ensina o expert.

Hora de brilhar

Cabelos opacos durante o verão nunca mais! O kit da Alfaparf Semi di Lino Diamante Essential vem com shampoo, condicionador e três ampolas de tratamento. Na composição da linha, extrato de linhaça, proteínas do trigo e cristais de diamante, que fecham as cutículas dos fios, dando luminosidade e maciez. Com resultado visível desde a primeira aplicação.

Menos volume

Muitas vezes, o excesso de volume e o frizz aparecem quando as cutículas capilares estão rebeldes, graças à exposição a agressores externos, como sol e piscina. O kit Nutritive Oléo-Relax, da Kérastase, tem um mix de óleos que combatem esses problemas com nutrição e hidratação. É o kit perfeito para quem troca o condicionador pela máscara.

Mas siga essa dica de ouro: “Nunca coloque a mão em uma máscara de pote. As bactérias podem destruir alguns componentes do tratamento. Em vez disso, use uma espátula de plástico ou madeira para retirar a quantidade necessária para aquele uso”, diz Junior Carvalho.