Como usar kits de tratamento

Como usar kits de tratamento? Siga os passos – lavar, tratar e condicionar – e arrase com fios incríveis.

Pode parecer trivial falar de cuidados diários, mas é no detalhe que muita gente erra. Acredita que ainda tem quem passe condicionador na raiz do cabelo? Se você faz isso, miga, sua loka, pode parar a-go-ra e aprender como usar seu kit de tratamento da melhor forma.



1 Lavar

Na hora de ir para debaixo do chuveiro, o cabeleireiro Junior Carvalho diz que o ideal é usar água fria. Mas como ninguém merece banho gelado, o expert avisa que vale a temperatura média, morna. “Lavar o cabelo com água quente não é recomendado porque remove demais a oleosidade natural. Isso pode estimular a produção de mais óleo para compensar a agressão que o cabelo sofreu”, diz. Coloque o equivalente a uma colher de sobremesa de shampoo na palma da mão, aplique no topo da cabeça e massageie a raiz com a ponta dos dedos e depois deixe a espuma escorrer pelo comprimento. O expert dá uma dica extra: “Na primeira limpeza gosto de usar um shampoo neutro, daqueles transparentes, para limpar bem. Depois, venho com um específico para tratar o tipo de cabelo, normalmente perolado.”


2 Tratar

O momento de passar a máscara de tratamento é agora! Se pensou que fosse o condicionador, estava enganada. Já que o fio está limpo e com as cutículas abertas graças ao shampoo, não existe melhor hora para colocar todos os nutrientes e ativos para dentro. Porém, vale o lembrete do hair stylist: “A máscara não deve ser aplicada no couro cabeludo, porque isso causa excesso de oleosidade e deixa o cabelo pesado”. Júnior ainda recomenda que o tratamento seja usado de uma a duas vezes por semana, dependendo do grau de necessidade do cabelo.




3 Condicionar

O condicionador tem o poder de fechar as escamas dos fios e, assim, facilitar o desembaraço. Por isso, ele vem depois da máscara e também deve ser aplicado só pelo comprimento e pontas. Caso você tenha usado um tratamento reconstrutor é bem possível que os fios tenham ficado rígidos. O cabeleireiro explica: “Reconstrução nada tem a ver com maciez. Ele devolve a integridade do cabelo.” A solução nesse caso é lançar mão de um condicionador hidratante para resgatar o toque sedoso.