- Por Karina Hollo

Cremes para usar à noite

Se há uma hora do dia em que você precisa aplicar anti-idade é antes de ir para a cama. Descubra o motivo.

Quando a gente chega cansada em casa, bate aquela dúvida misturada com preguiça… “Por que mesmo é tão importante limpar a pele antes de dormir?” A gente responde: “Fatores como radiação solar, poluição, fumaça de cigarro e maquiagem formam uma película gordurosa cheia de impurezas que comprometem as funções normais da pele. Por isso, é muito importante lavar o rosto antes de dormir para evitar dermatites, irritações, comedões, acne, brotoejas”. Sem falar que pular essa etapa pode empurrar você ladeira abaixo no envelhecimento precoce da pele.

Enquanto você dorme

Durante o sono, o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos. As células da pele produzem colágeno e se renovam. É também à noite que ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, o GH, um aliado no combate ao envelhecimento cutâneo. Como se não bastasse, na falta de um sono de qualidade, o cortisol, hormônio ativado pelo stress, continua funcionando. A consequência desse desequilíbrio é a formação de radicais livres e o envelhecimento precoce. Ui!

Creme obrigatório

Ao longo da noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve mais e melhor os nutrientes do que em qualquer outro período do dia. Indispensável usar o creme noturno! Além disso, alguns ingredientes de cremes anti-idade, como retinol e ácido salicílico, só podem ser usados quando não há radiação solar (sob o risco de mancharem a pele).

Ativos power

Procure por vitaminas C e E, e regeneradores, como os ácidos (glicólico, salicílico, retinoico). Firmadores, como raffermine e tensine também são bem-vindos, assim como hidratantes (ácido hialurônico, aquaporine, phloretin).