Como cuidar da pele do rosto

Da limpeza básica à proteção solar, vem aprender como cuidar da pele do rosto com todos os passos que uma boa rotina de skincare exige!

Compartilhar:

A escolha dos produtos para cuidar da pele do rosto depende das necessidades de cada uma, mas dois deles são indispensáveis. “Todo mundo precisa usar hidratantes, para manter a barreira de proteção da pele, e filtro solar, para evitar os danos causados pelos raios solares”, fala a dermatologista Thais Pepe. A seguir, a médica conta tudo o que você precisa fazer para manter uma boa rotina de skincare. Vem ver:

Ritual diário para cuidar da pele do rosto

Limpeza

De acordo com a expert, o primeiro passo para cuidar da pele rosto é a limpeza, que deve ser feita com sabonetes ou géis específicos para as suas necessidades. Mas, antes de achar que precisa lavar o rosto a cada duas horas, calma lá!

“O excesso de limpeza pode destruir a barreira de proteção, deixando a pele mais suscetível a alergias e infecções”, orienta Dra. Thais.

Peles oleosas pedem duas lavagens ao dia, as secas, apenas uma. Utilize água morna e faça apenas uma leve fricção com as mãos. Ah! Se estiver de make, use um demaquilante antes. E não deixe esse passo de lado jamais! Se você limpar a pele menos do que o ideal, pode desencadear infecções, além de entupimento dos poros e o aparecimento de acne.

Como cuidar da pele do rosto

A pele do rosto exige uma rotina diária de cuidados, começando pela limpeza

Hidratação

Em seguida, tonifique a pele e aplique um hidratante que já pode vir acompanhado de fator de proteção de no mínimo 30.

“Se a pele estiver desidratada, ela fica mais suscetível a infecções e aos efeitos nocivos dos agentes externos como raios UV, calor, vento, luz visível e a poluição. Esse último ativa mensageiros pró-inflamatórios, causando inflamação; promove alterações na função de barreira, favorecendo a desidratação; piora a hiperpigmentação; e causa stress oxidativo”, diz a dermatologista. Isso porque a poluição libera metais pesados como o chumbo, que promove a formação de radicais livres e degradação do colágeno.

Antes de dormir, lave o rosto novamente, tonifique e alterne um alfa-hidroxiácido e cremes que contenham nutrientes para a pele. Ao redor dos olhos, aplique pela manhã e à noite, cremes específicos para a região, que é mais sensível. A expert recomenda ainda trocar o mix de cremes a cada três meses para fornecer outro estímulo para a pele.

Proteção

É essencial aplicar protetor solar, com FPS 30, no mínimo, ao menos duas vezes ao dia, e a frequência aumenta quando há exposição solar. Também vale usar maquiagens, como uma base com FPS, para proteger a pele da luz visível.