- Por Gui Takahashi

Cabelo ruivo: como cuidar no verão

Temperatura máxima, até nos fios? Para mantê-los vermelhos, à prova de sol e de mar, siga nossas dicas.

Ser ruiva está na moda! A tendência é forte, segundo os maiores cabeleireiros do país. Apesar do favorito ser o tom acobreado, mais natural, não existem regras.

Marina Ruy Barbosa, Josie Pessoa e Sophia Abrahão têm sido as musas dos fios avermelhados aqui no Brasil!

Beleza efêmera

O cabelo ruivo pode ser ingrato porque sofre com o desbotamento de maneira mais visível, sendo essa a principal queixa das mulheres no salão, segundo o cabeleireiro Julián Mácias.

“O pigmento vermelho é mais difícil de manter porque não possui uma base nem quente e nem fria. Apesar disso permitir que a cor fique mais vibrante, ele é sensível e não consegue ter muita durabilidade”, conta.

Ladrão da cor

Como no verão ficamos mais expostas ao sol, vento, piscina e mar, a perda da cor fica agravada e os cuidados com os fios devem ser dobrados. “Os raios solares fazem o cabelo desbotar, além de também causarem a desidratação.

O tom avermelhado pode acabar se transformando em alaranjado, marrom ou, nos piores casos, dourado”, afirma Julián.

Uma boa solução é proteger as fibras com um leave-in com proteção solar e térmica antes de correr para o bronze. E usar chapéu, lenço, bandana…

Antioxidante no cabelo também

A radiação UV é tão ameaçadora para as ruivas porque acelera a oxidação dos fios e assim, provoca o desbotamento e o envelhecimento precoce das fibras capilares.

Por isso, fórmulas de produtos que contenham antioxidantes são uma boa pedida. Geralmente, vitaminas, como a E, são combatentes poderosas contra os radicais livres que degradam o cabelo.

Sede que desbota

A água salgada e a clorada são outras ladras da cor. Segundo o expert, o cloro neutraliza os pigmentos vermelhos, o que pode levar a mudanças de tonalidade, além do desbotamento.

Para Mácias, um jeito de driblar o problema é usar um leave-in ou sérum antes do mergulho e adotar um sistema de tratamento (shampoo, condicionador, máscara, etc.) que cuide da cor e proteja das agressões ambientais.