- Por Karina Hollo

9 erros que pioram cabelo oleoso

Chega de fios melados! Sabe do pior? A causadora do problema pode ser você! Veja o que está derrubando seu look.

Você lavou o cabelo antes de dormir, para ganhar tempo, e no meio da tarde, bem quando você tem uma reunião importante, vai precisar fazer um rabo de cavalo para disfarçar a raiz melada. O gato chamou para uma happy hour e sua franja, de tão oleosa, parece mais uma tatuagem na testa…

Calma! A culpa pode ser sua também. Identifique o que está contribuindo para esse drama do cabelo oleoso e resolva djá!

1. Mexer nos fios toda hora

É uma mania feminina muito comum ficar ajeitando o cabelo, trocando a franja de lado. Mas esse “tique” pode ter consequências para a saúde dos fios. “Nossa mão nunca está limpinha. E os resíduos acabam se depositando na raiz”, explica Charles.

2. Lavar o cabelo com água quente

“O calor faz aumentar a produção de sebo no couro cabeludo, até inibindo o crescimento dos fios”, conta o expert. O ideal, para manter o cabelo limpo, é usar água morna: nem tão quente, nem tão fria. Ela elimina a oleosidade sem piorar o problema.

3. Usar sempre shampo de limpeza profunda

“Se sua raiz já é oleosa e você quer tirar tudo com shampoo de limpeza profunda, o organismo entende que está faltando oleosidade ali e produz ainda mais, para repor”, ensina Charles. É o chamado efeito rebote. Use shampoo para o seu tipo de cabelo e, esse mais poderoso, no máximo duas vezes por semana.

4. Abusar do shampoo a seco

Os famosos shampoos a seco são salvadores numa emergência, mas Charles alerta que servem só para situações pontuais mesmo: “Não é pra usar toda vez, nem substituir a lavagem. Eles podem agravar o problema!”.

5. Exagerar no finalizador

Para uma ocasião especial, fazer um penteado, ok. Mas quem tem cabelo oleoso precisa segurar a mão na hora de aplicar finalizador, para não pesar. Também não dá para ficar muito tempo com o produto nos fios. Precisa lavar no dia seguinte, ok?

6. Dormir com o cabelo molhado

“Dormir com a raiz molhada já não é bom. Para quem tem cabelo oleoso, é pior ainda. O couro cabeludo fica úmido, absorve impurezas…”, diz o expert. E já acorda cheio de oleosidade.

7. Não enxaguar direito

É indispensável tirar todo o condicionador do cabelo, segundo Charles: “Se restar produto nos fios, ele fica pesado e muito mais oleoso. Enxágue bem, seque com a toalha e passe um leave-in no comprimento”, indica.

8. Passar condicionador na raiz

Um dos maiores pecados para qualquer tipo de cabelo. O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento, em pequena quantidade. “Ele colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a chance de você ter caspa”, alerta Charles.

9. Usar leave-in à base de óleo

Prefira os finalizadores à base de água, que são mais leves, umidificam o fio e não deixam o cabelo pesado. “Os sprays são uma ótima opção. Aplique de longe, a uns 20 ou 30 centímetros, e também longe da raiz. Você vai conseguir o efeito desejado sem que o cabelo fique ‘lambido’ e oleoso”, recomenda o hair stylist.