Benefícios da argila para pele

Quer incluir na sua rotina um tratamento que vai transformar o seu skincare? Confira já os benefícios da argila para pele!

Os benefícios da argila para pele são inúmeros, afinal, elas são incluídas na rotina de estética há muitos anos. E o mais legal é que existem vários tipos, cada um com a sua particularidade no que diz respeito aos fins terapêuticos.

Quer entender quais são os benefícios da argila para pele e qual incluir na rotina de skincare? A dermatologista e expert, Patrícia Nakahodo, explica a seguir.

Afinal, quais os benefícios?

Os benefícios variam com o tipo de argila, mas a maioria delas são bactericida e possuem ação cicatrizante. “A argila possui propriedades que variam conforme sua composição, porém, quase todas são ativadoras do metabolismo, absorvente, bactericida, antisséptica, analgésica, cicatrizante, desodorante, além de neutralizar e absorver radioatividade. Essas propriedades são ativadas quando a argila é umedecida”, explica Patrícia.

Posso usar?

Sim, em geral, não há contraindicações. A maneira mais conhecida de utilizar é em máscaras faciais, mas também há cosméticos que utilizam o pó da argila em sua composição, porém, as concentrações são menores.

“Se for usar como máscara, tome cuidado para não sensibilizar ou irritar a pele. Remova após a secagem ou respeitando as orientações do fabricante, no caso das máscaras prontas. A remoção deve ser lavando com água em temperatura ambiente, sem esfregar demais a pele, para evitar esfoliações agressivas”, indica a expert.

Escolha a sua!

Para cada tipo de necessidade, existe uma cor de argila indicada. Conheça as principais e escolha a sua.

Argila verde: “é a mais tradicional. Possui ação adstringente, cicatrizante e controla a oleosidade. Age também como um leve esfoliante, eliminando toxinas e favorecendo a renovação celular, além de suavizar a aparência de manchas causadas pelas espinhas”, explica Patrícia.

Argila preta: também conhecida como lama vulcânica ou lama negra. “Ela tem ação anti-inflamatória e melhora a circulação sanguínea. É estimulante, antisséptica, antitóxica e adstringente. É especialmente eficaz para melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a renovação celular”, conta.

Argila branca: “ela auxilia no clareamento de manchas e possui efeito cicatrizante. Controla a oleosidade sem desidratar a pele. É uma das mais indicadas para peles sensíveis”, revela.

 

Além dessas, existem outras opções de argilas, como a marrom, vermelha e rosa, porém, segundo a dermatologista, esses três tipos são os mais utilizados e fáceis de encontrar.

- Por Aline Marchiori