Como cuidar da pele com rosácea?

A pele com rosácea é supersensível e precisa de tratamento. Quer saber como cuidar dela? Quem te explica é a dermatologista Luciana Passoni

Compartilhar:

Se você tem pele com rosácea já sabe que ela é sensível e precisa de tratamentos específicos, além disso, há alguns tipos de produtos que é preciso evitar para que esse rubor da pele não aumente. Para explicar o que é essa condição e como cuidar dela no dia a dia, conversamos com a dermatologista e expert, Luciana Passoni. Vem ver!

Afinal, o que é rosácea?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a rosácea não é um rubor natural, mas, sim, uma inflamação crônica da pele. “Ela pode vir só com a vasodilatação, aumento dos vasinhos da pele, ou com o entupimento de poros e formação de acne”, revela Luciana.

Segundo a dermatologista, qualquer pessoa pode ter rosácea, desde as mais clarinhas até as com fototipo mais alto. E as pessoas que têm obrigatoriamente possuem a pele sensível.

Cuidados com a pele com rosácea

Infelizmente, essa inflamação não tem cura, mas com acompanhamento com cosméticos ou lasers é possível melhorar muito o quadro.

“A rosácea precisa ser tratada sem ressecar a pele ou deixá-la oleosa. A melhor opção é hidratar com produtos a base de gel-creme e usar antioxidantes também em gel-creme, nunca usar só creme ou só gel, porque o creme obstrui os poros e o gel resseca muito a pele. Além disso, é indispensável o uso de hidratante e filtro solar”, indica a expert.

Passe longe!

Quem tem essa inflamação crônica deve evitar uso de cosméticos com ácido retinóico. “Eles darão maior vasodilatação e piorar o rubor da rosácea”, conta. Luciana indica produtos mais calmantes e frescos, como o chá de camomila, por exemplo. “A vitamina C e o ácido hialurônico são ótimos também para essa pele”, comenta.

- Por Aline Marchiori