solucao-de-beleza ligia-kogos 2015-12-07 cuidados-para-pele materia Tratamentos para acne e manchas Nossa designer Mayara Morais sofria com pele oleosa e espinhas. Mas descobriu que existe solução para o seu problema! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/tratamentos-para-acne-e-manchas/materia_bg_1.jpg

Acne que incomoda

A cor da pele símbolo da mulher brasileira é também a mais vulnerável a manchas. "Mayara sofria de hipercromia pós-inflamatória, ou seja, de manchas causadas pelas espinhas. Isso acontece porque a pele morena ou negra, que tem muita melanina (que faz parte do exército de defesa do organismo), manda esse 'soldado' para lutar contra a inflamação da acne", explica Ligia.

Ataque certeiro

O primeiro passo para controlar o problema é combater a oleosidade extra, principalmente no período de TPM. "Na Mayara, usamos a terapia fotodinâmica Bluelight para desinflamar as espinhas, eliminar as bactérias causadoras da acne e ainda estimular a produção de colágeno", fala Ligia. Ela pode ser usada nesse tipo de pele (e até por grávidas) por não gerar calor ou irritação.

Renovação necessária

Em seguida, Mayara passou por um peeling de ácido salicílico para eliminar lesões e pequenas pústulas. "Ele tem efeito secativo e anti-bacteriano, ótimo para pele jovem", explica a Dra. Ligia. Foram feitos também outros peelings – de ácido retinóico e ácido glicólico – para clarear, fechar poros e refinar a textura da pele.

Clareando as manchas

Finalmente, veio o peeling de resorcina, um clássico para esse tipo de pele. De nível médio, pode ser feito mesmo pelas morenas. "Ele promove uma descamação profunda com pouca reação inflamatória, o que deve ser evitado a todo custo no caso de pele morena, mulata e negra. Reação inflamatória, nesse tipo de pele, é sinônimo de mancha!", alerta a dermatologista.

Evitando novas marcas

Sim, não usar filtro solar agrava o caso. Por isso, nada de descuidar do protetor. "Apesar de a pele morena poder manchar independente de sol, sol e inflamação (de acne ou até de picadas de inseto) chamam melanina e deixam marcas." Além disso, é preciso combater a acne a todo custo. "Indiquei para ela um sabonete anti-oleosidade, um tônico para o dia a dia e outro mais forte, para os períodos quando surgem as erupções", fala Ligia.

Maquiagem salva

E não é para esconder as marquinhas, não (se bem que também é capaz de cobrir as espinhas)! "Costumo indicar uma make caprichada para quem sofre com acne, com primer, base, tudo o que tem direito. É um jeito de evitar que a paciente passe muito a mão no rosto ao longo do dia", entrega Ligia. Se precisar de inspiração, aqui tem um look para cada dia da semana!

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS