Rotina coreana: como adaptar aos produtos brasileiros

As coreanas são conhecidas pela pele impecável. Porém, isso acontece por uma razão, veja!

O glow de porcelana das peles das corenas é consequência de disciplina com cuidados diários. Hoje, o skincare é uma tendência mundial, então vamos ensinar você a adaptar a famosa rotina coreana aos produtos que pode encontrar facilmente aqui no Brasil.

Afinal, toda mulher merece uma pele de pêssego, não é mesmo? Confira nossas dicas e comece a colocá-las em prática agora mesmo!

Os 10 passos da rotina coreana

Para conseguir alcançar a pele viçosa é preciso investir tempo e paciência, já que a rotina coreana conta com 10 passos que envolvem limpar, tonificar, hidratar e tratar. Hoje, a maioria das marcas utilizadas no oriente não são conhecidas deste lado do mundo, mas nada nos impede de adaptá-las à nossa realidade.

Veja o passo a passo da rotina e suas adequações ao ocidente:

1. Limpeza à base de óleo

A limpeza à base de óleo garante que toda a maquiagem e o filtro solar sejam derretidos e retirados da pele. No Brasil, você pode usar o demaquilante bifásico.

2. Limpeza à base de água

“A combinação de limpeza à base de óleo com uma à base de água é conhecida como double cleansing”, fala a dermatologista Thais Pepe. “Os sabonetes faciais, sejam eles em gel, loção ou espuma, removem resíduos oleosos, deixando o rosto fresco e limpo.”

3. Esfoliante

“Esta etapa não deve ser repetida diariamente, e sim, em média, duas vezes por semana”, avisa a médica. A ideia é eliminar células mortas e preparar a pele para os próximos passos. Os esfoliantes podem conter grânulos para promover a esfoliação física ou, a partir de outros ingredientes, fazer uma esfoliação química.

4. Tônico

Serve para equilibrar o pH da pele, além de complementar a limpeza. Os adstringentes são indicados para peles oleosas. Caso sua pele seja sensível, procure formulações específicas.

5. Essência

É o mais difícil de encontrar por aqui. Ele é como um sérum bem leve e nada oleoso, praticamente líquido, que equilibra a pele e melhora a ação do tratamento aplicado depois. Para substituir, você pode escolher um sérum fluido e hidratante.

6. Tratamento

Aqui é preciso compreender as necessidades de sua pele. Melasma? Acne? Rugas? Flacidez? A partir delas você pode escolher seu tratamento.

7. Máscara facial

Sheet masks, as máscaras de papel, são as mais utilizadas na rotina coreana. Hoje, já é possível encontrá-las no Brasil por preços acessíveis. No entanto, o ideal é que ela seja usada semanalmente. “Exagerar na máscara facial pode saturar a pele ou até aumentar a oleosidade e causar espinhas”, alerta Thais.

8. Creme para a área dos olhos

Investir em um produto específico para os olhos é importante, uma vez que a pele dessa região é mais fina, sensível e pouco hidratada, naturalmente.

9. Hidratante

Devolver para sua pele toda a água que ela necessita é essencial para que se mantenha saudável, macia, viçosa. “O ressecamento pode até levar à formação de linhas e rugas”, diz a dermato. Mesmo peles oleosas necessitam de hidratação, basta escolher o produto certo para você, observando a textura, por exemplo, que pode ser em gel, creme, loção.

10. Protetor solar

O protetor solar é extremamente importante. Sem ele, você fica vulnerável às radiações solares que, mais que danificar e envelhecer precocemente a pele, podem até levar ao câncer.

Agora que você já sabe tudo sobre a rotina coreana e como adaptá-la à realidade brasileira, que tal começar agora mesmo? Confira a sessão de cuidados para pele da Beleza na Web e escolha seus produtos preferidos!

 

- Por Karina Hollo