Como cuidar da pele queimada do sol

Exagerou na praia e na piscina, e agora está com a pele queimada do sol? Confira as dicas da dermatologista Ligia Kogos para recuperá-la e acalmar a vermelhidão. Vem ler!

Compartilhar:

Tomou sol e exagerou? A pele queimada do sol é a reação inflamatória da pele, em resposta à radiação, e que pode variar de acordo com a intensidade, o tempo de exposição e o tipo de pele. A dermatologista Ligia Kogos explica como evitar queimaduras e dá dicas para o que fazer depois que a vermelhidão vem. 

Queimadura X bronzeado 

O banho de sol moderado faz o corpo produzir melanina progressivamente, como um filtro natural, a fim de bloquear a radiação e dando lugar a um bronzeado dourado e homogêneo. Mas, caso a sua exposição tenha passado dos limites, pode ocorrer uma lesão, em níveis variáveis: a vermelhidão. Ela acontece devido à vasodilatação, uma reação inflamatória, causada pelas células de defesa, que pode evoluir para sensação de ardor e até microbolhas.

Como evitar

São duas as principais faixas de radiações solares, os raios UVB e os raios UVA. Os UVB são os responsáveis pelas queimaduras e estão mais presentes no verão, sobretudo entre as dez da manhã e três da tarde. Já os raios UVA, que penetram mais profundamente na pele, estão por aqui durante o ano todo e são os culpados pelo envelhecimento. Por isso, a recomendação é sempre optar o sol da manhã e a utilização de filtro solar ao se expor.

Agora já foi!

Normalmente, as zonas mais afetadas são ombros, rosto e costas. O primeiro passo é, ao tomar banho, optar por um sabonete suave, enxaguar de maneira delicada e hidratar, com ativos como pantenol, alantoina, dimethicones, silicones, óleos de uva ou macadâmia, óleo de germe de trigo, azuleno, vitamina E, aloe vera, lactato, ceramidas e aveia. Outros produtos cicatrizantes podem dar conforto imediato na fase crítica: loções corporais pós-sol em spray, aliviam a dor da pele queimada, ao reter água e nutrientes nas camadas mais profundas. Aqui, procure ativos como ureia, óleo de avelã, lactato, lipossomas suntan e tyrostan.

Para evitar descascados

Por estar extremamente ressecada, a pele pode, além de ficar opaca e manchada, começar a descascar. O ideal, aqui, é massagear-se suavemente durante o banho, para soltar a pele morta e, em seguida, hidratar bem. Mas cuidado! Se a pele possui tendência a espinhas, busque veículos leves, como gel e loção, e ativos regenerativos, como alantoina, pantenol, vitamina E e glycans.

 

- Por Isabelle Guedes