- Por Natália Petroni

Make resistente ou à prova d’água?

Você conhece a diferença entre estes dois tipos de maquiagem? Aprenda para escolher a que mais combina com você!

 

Maquiagem é sinônimo de beleza e sofisticação, mas também de praticidade. Ela precisa facilitar a sua rotina! E para essa missão ficar muito mais fácil, o primeiro passo é conhecer bem os produtos e a diferença entre suas composições e benefícios. Saber identificar, por exemplo, a diferença entre maquiagem resistente à água e maquiagem à prova d’água é útil para compor um look para datas especiais, dias de praia e até de chuva. Quer ver?

Base e corretivo

A escolha certa desses produtos vai garantir que você fique satisfeita com todos os próximos passos, afinal uma boa pele é a base de tudo. Comece pensando na ocasião: o evento dura quanto tempo? Está calor ou frio? Pode chover? “Se você vai a uma festa e sabe que vai ficar bastante tempo dançando e há perigo de a pele derreter, invista em uma base a prova d’água”, fala a nossa expert Juliana Rakoza.

Depois, é preciso pensar no comportamento da sua pele: se você sua muito, o ideal também são os produtos à prova d’água. Mas não deixe essa fórmula fazer parte do seu dia-a-dia – ela agride muito a pele porque tem a composição pesada e é mais difícil de remover. Já os produtos resistentes à água valem a pena para a make durar um dia inteiro, se você não transpira muito!

Sombra

A gente compra vários pinceis, pensa na combinação de cores, esfuma, esfuma, esfuma… E aí chega à festa e a sombra borra? Provavelmente você não usou um primer especial para olhos… As sombras cremosas também têm melhor fixação e podem servir como um primer. “E a cor da sombra em pó que você aplica por cima fica mais acentuada”, completa Ju.

Diferente do rosto, a pele dos olhos é menos porosa e por isso aceita melhor esse tipo de produto. Quando se trata dos resistentes à água, o acabamento é mais natural e mais fácil de retirar no fim do dia, apenas lavando o rosto. O produto à prova d’água é para aquele dia em que você quer que a sombra dure pra sempre, rs. Ou vá se acabar de chorar, como no casamento da BFF.

 

Delineador e máscara de cílios

Muitas pessoas usam o delineador e a máscara de cílios à prova d’água por acharem que são produtos melhores. É verdade que sempre têm uma tecnologia de ponta envolvida, mas aqui também é preciso pensar na saúde dos seus olhos: usá-los todos os dias vai agredir a região e não vai proporcionar um resultado melhor ou pior caso você tenha certeza que não vai cair uma gotinha de água por ali.

Opte, portanto, pelo à prova d’água apenas em dias especiais: “Você pode chorar, suar, estar na chuva, esfregar os olhos, que não vai sair”, comenta Rakoza. Já os produtos resistentes à agua podem ser incluídos na bolsa: se você não molhar, não borra!

Demaquilante

“A maquiagem à prova d’água sai apenas com demaquilante à base de óleo”, diz Ju Rakoza. São aqueles bifásicos ou até mesmo trifásicos. Lembre-se apenas que, em seguida, é necessário lavar o rosto. Isso porque sua pele pode ficar oleosa e ganhar espinhas.

“Já a maquiagem resistente à água muitas vezes sai com água morna ou com demaquilante à base de água”, diz ela. Bem mais fácil e prático para o dia-a-dia de quem vive sem tempo. Quer mais uma dica de expert? “Sempre comece demaquilando os olhos e depois a pele. Se você passar o mesmo algodão da pele nos olhos, pode levar alguma sujeira e provocar uma infecção.”