- Por Karina Hollo

Mitos e verdades sobre suor

Não é porque a gente está no inverno que ele deixa de ser uma preocupação – ainda mais quando é preciso colocar casacos sobre casacos para se proteger do frio...

Chega de tabu

O Brasil é o maior mercado de desodorantes do mundo: 98% dos brasileiros usam — dessa conta, 53% são mulheres!

A preocupação é se manter limpa e, claro, cheirando bem o dia todo. Além disso, manter as axilas saudáveis e macias. Ninguém gosta muito de falar em “pizza”, mas que tal tirar suas dúvidas sobre o assunto?

Molhada de suor

MITO: O suor cheira mal
A verdade é que… Suor em si é essencialmente inodoro. “A fonte de odores ruins são bactérias que vivem de maneira harmônica sobre nossa pele. Elas degradam proteínas e lipídios das glândulas apócrinas, que se localizam nas axilas, na região genital, nos mamilos e no couro cabeludo”, explica a dermato Cláudia Magalhães.

Em tempo: o suor é claro. “Mas quando se combina com bactérias, gorduras e óleos na pele, pode dar uma cor amarela aos tecidos.”

Transpirar é bom

MITO: Você pode eliminar toxinas pela transpiração
A verdade é que… Nem pensar. As toxinas são eliminadas pelo fígado e excretadas na urina. Suor é composto de água, íons, amônia, aminoácidos, proteínas, lipídios, ureia, ácido láctico e glicose. “O ducto que conduz o suor deste tipo de glândula está presente na tela subcutânea, terminando nos folículos pilosos”, diz a médica.

MITO: Você pode emagrecer suando
A verdade é que… Não é bem assim. O peso que você perde transpirando é referente a água. A próxima vez que beber um copo de água, ganha o peso de volta. “E beber água é sempre muuuito saudável, além de ajudar a eliminar o inchaço!”, fala Claudia.

Sem crise

MITO: Os antitranspirantes são perigosos
A verdade é que… “Os sais de alumínio são utilizados classicamente nos desodorantes antitranspirantes há muitos anos! Algumas pessoas não podem usá-los por processos alérgicos ou porque, ao diminuírem o suor, podem aumentar uma tendência à inflamação destas glândulas.”

Para saber qual o tipo de desodorante para você, clique aqui.

Suando o top

MITO: Usar antitranspirante na academia é seguro
A verdade é que… Se você não suar pelas axilas, seu corpo vai transpirar em outras áreas. “Temos glândulas écrinas em quase toda a superfície do corpo e são elas as responsáveis pela regulação térmica!”

MITO: Suar causa acne
A verdade é que… “Não! O mecanismo da acne não está de forma nenhuma relacionado à transpiração, ao suor ou às glândulas sudoríparas! Acne é uma doença das glândulas sebáceas e que tem fatores genéticos e também hormonais envolvidos.”