Guia do pós-sol: o que ele faz? Quando usar?

Saiba mais sobre como usar o pós-sol, para cuidar da pele depois do bronzeado. Ele acalma e refresca a pele irritada

Compartilhar:

O uso do pós-sol ajuda a pele a se recuperar das agressões dos raios solares, protege o bronzeado e promove uma sensação de frescor ainda mais potente que os hidratantes comuns. Possui ação calmante, e em alguns casos anti-inflamatória, que ajuda nos processos de ardência e vermelhidão.

Mas você sabe a maneira correta de usar? Em que momento após a exposição solar aplicar? Veja o que uma dermatologista tem a dizer.

O que o pós-sol faz?

Os produtos pós-sol normalmente contêm ingredientes naturais que suavizam inflamações e irritações, como Aloe Vera, e que nutrem a pele, como o Extrato de Camomila, que ainda é calmante natural e suaviza o vermelhão.

“De maneira geral, as loções pós-sol têm ação calmante, hidratante e reparadora, aliviando a sensação de calor, ardência e vermelhidão causadas pela exposição excessiva ou de maneira errada à luz solar. Alguns produtos ainda podem conter ativos anti-inflamatórios, que podem suavizar os danos causados à pele”, explica a dermatologista Carla Vidal.

As fórmulas pós-sol têm propriedades essenciais que ajudam a regenerar a epiderme, a camada externa da pele, agredida pelos raios solares. Além disso, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, já que contém bastante antioxidantes para limitar a ação dos radicais livres que atuam por mais de oito horas após a exposição ao sol.

O que é melhor, pós-sol ou hidratante?

Não existem diferenças quanto às aplicações e eficácia, o ideal é que ambos sejam usados.

A médica explica como passar: “oideal é aplicar o produto tão logo termine a exposição solar. Voltou da praia e da piscina? Tome banho, preferencialmente de morno a frio e aplique o pós-sol. O uso do produto deve ser mantido até o alívio da sensibilidade na pele, o que pode demorar dias, a depender da queimadura”.

Os homens podem preferir o spray pós-sol por causa dos pelos. O gel pós-sol, bem como o spray, costuma promover sensação mais refrescante, ajudando bastante em caso de ardência. Existe também a loção pós-sol e o creme, muito parecido com a loção, bastante hidratante.

Para peles mistas a oleosas, prefira um pós-sol que seja livre de óleo (Oil Free). É ideal usá-lo nos dias seguintes à exposição solar intensa para obter melhor proveito de seus ativos, mesmo que você não tome mais sol nos dias posteriores.

Já com a pele recuperada, mantenha o cuidado com um hidratante comum.

Como cuidar das queimaduras de sol?

“O primeiro passo é não se expor mais ao sol, nem mesmo com protetor solar. Compressas de água fria na região afetada pode ajudar a aliviar os sintomas, assim como a hidratação da pele com produtos que tenham em sua composição a aloe vera, por exemplo”, explica a médica. 

O uso de água micelar ajuda bastante a pele a se recuperar. Use durante e depois da exposição ao sol. Coloque o seu pós-sol na geladeira e deixe-o ainda mais refrescante na hora de usá-lo.

A médica reforça o papel da água neste momento: “aumente a hidratação oral, ou seja, beba bastante água para ajudar na regeneração da pele e, claro, siga aplicando o filtro solar”.

Cuidar da pele quando tomamos sol é uma obrigação para reverter e prevenir os riscos de câncer de pele. Por isso, o protetor solar é essencial todos os dias e, em especial, no verão – quando a incidência dos raios solares é mais intensa.

“No caso de queimaduras por exposição solar, o protetor exerce o papel anterior às queimaduras. Deve-se fazer o uso adequado do produto justamente para evitar chegar a este cenário. No caso de queimaduras já existentes, o uso do protetor é obrigatório para evitar a piora do quadro”.

Vai usar um bronzeador? Lembre sempre de também combiná-los com o filtro.

Seleção de protetores solares e pós sol para seu verão

- Por Marcelo Petit