- Por Helena Bonamico

Guia de Blush

Veja os tipos e texturas de blush ideal para o seu tipo de pele e conquiste o efeito desejado na sua maquiagem!

Depois de uniformizar a cor da pele com a base, o blush é essencial para dar um toque de cor à maquiagem e devolver o ar de saúde. Ele é aplicado no topo das maçãs do rosto, a região que salta quando sorrimos de leve, e resultado varia com o tipo e tom de pele de cada pessoa.

Conheça os diferentes tipos de blush com o Guia que a Beleza na Web preparou para você e descubra qual é o ideal para o seu tipo de pele e para o efeito que você quer.

1- Blush em pó

O mais tradicional de todos, o blush em pó aparece em versões compactas ou soltas e funciona bem para todos os tipos de pele por ter textura fina.

As versões compactas são práticas de levar na bolsa e fáceis de aplicar com a ajuda de um pincel. O pó solto tem o mesmo tipo de textura e acabamento, a diferença é que, como os pigmentos estão soltos, ele requer um pouco mais de cuidado na hora de passar no rosto para não carregar o visual.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA : o blush mosaico e o em esferas têm textura e acabamento parecidos com o em pó e com efeito mais iluminado.

O blush mineral possui uma textura em pó fina e leve. Também são indicados para todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis, por terem fórmula livre de óleos, corantes e fragrâncias e, muitas vezes, nenhuma outra substância alergênica.

2- Blush líquido

O blush líquido também é indicado para todos os tipos de pele. Deixa um efeito translúcido com textura e tonalidade suaves.

Esse tipo de blush tem secagem rápida e por isso exige agilidade na hora da aplicação. O ideal é aplicar poucas gotas na pele e espalhar com os dedos para conquistar um acabamento difuso e natural.

3- Blush em creme, mousse e gel

Outros tipos bem conhecidos são o blush cremoso, em mousse ou gel. Eles têm acabamento e cor mais intensos do que as outras texturas, além de conter fórmula à base de óleo que pode não agradar quem tem pele oleosa ou acneica. É facilmente aplicado com pincel ou com os dedos.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: aplique o pó da sua cor por cima do blush cremoso para deixar a cor mais suave com efeito de corado natural.

O blush em gel é uma boa alternativa para quem tem pele oleosa e gosta do acabamento do blush cremoso. Tem efeito translúcido que deixa a pele com viço instantâneo. Assim como o blush líquido, seca rapidamente e por isso é melhor espalhar com os dedos.

4- Bastão

O blush em bastão lembra o formato de um batom. Costuma durar mais na pele e tem efeito mais intenso do que os outros tipos de blush. Por ter textura rígida, é um pouco mais difícil de espalhar e aplicar ou esfumar com os dedos pode facilitar.

Confira o Guia de Pincéis de Maquiagem e veja como aplicar blush e conquistar o efeito desejado. Confira também o Guia de Contorno e o Guia de Iluminador para uma maquiagem completa.