- Por Gui Takahashi

Dicas para desinchar

Sentir-se como um balão é chato para caramba. Mas com algumas atitudes é possível aliviar o problema.

Toda mulher passa por isso: acorda numa bela manhã, a calça resiste em entrar, mal passa pelo quadril e fecha apertada (depois de você se debater muito na cama puxando o cós para cima).

Esse é o drama do inchaço, que pode causar irritação ou desespero logo no começo do seu dia – urghhhh! Para não sofrer, siga nossas dicas.

Anti-inchaço, ativar!

A drenagem linfática ajuda a eliminar líquidos acumulados no corpo. A dermatologista Patricia Nakahodo diz: “Ela contribui com a diminuição do inchaço e pode ser indicada semanalmente para a maioria das pessoas, desde que não haja contraindicações médicas”.

A boa notícia é que você mesma pode se massagear, no melhor estilo do-it-yourself. Para turbinar os efeitos anti-inchaço, a médica conta que cafeína, ginko biloba, alguns hormônios (oxandrolona e derivados de hormônios tireoidianos sob prescrição médica) e mentol são ativos.

 Pegada boa

Quando você for fazer sua massagem, não precisa se apertar com força. “A drenagem deve ser feita com movimentos suaves, pois os vasos linfáticos localizam-se bem superficialmente na pele”, avisa a dermato.

Outra dica é massagear como se você estivesse bombeando a pele com as mãos, seguindo em direção à virilha, às axilas ou à região atrás do joelho. “É nesses pontos que se localizam os gânglios linfáticos, ou seja, os locais para onde o organismo drena os líquidos.”

Cuidado com o prato

Para espantar o inchaço e sofrer menos, também é preciso cuidar da alimentação. Não é só o sal de cozinha que você salpica no prato que colabora para o jeans não entrar. “Bebidas gasosas, como refrigerantes, ou até mesmo água com gás, retêm mais líquidos no corpo.

O mesmo vale para o sal, que pode estar escondido nos alimentos, como no caso dos enlatados, embutidos, alimentos processados industrialmente ou saborizados artificialmente”, diz Patricia.